Marta Pedro vence a 6ª Edição do PRÉMIO FERNANDO TÁVORA

 

A arquitecta Marta Pedro vence a 6ª edição do Prémio Fernando Távora com a proposta de viagem "A song to Heaven ou o Japão sublime em Frank Lloyd Wright: da viagem de 1905 ao legado na arquitectura moderna japonesa".

A vencedora é licenciada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (2005) e trabalha actualmente em Tóquio, onde se radicou em 2005, sendo professora convidada na Universidade Meiji. Na capital japonesa, Marta Pedro colaborou com o atelier do arquitecto Toyo Ito. Em Coimbra, trabalhou no projecto do Pavilhão para o Jardim de Santa Cruz, em colaboração com Cecil Balmond.

Para a 6ª edição do Prémio Fernando Távora, a OASRN recebeu 36 candidaturas, o número mais elevado de todas as edições.

A cerimónia pública de Anúncio do vencedor decorreu com "casa cheia" a 4 de Abril, às 22h00, na Câmara Municipal de Matosinhos, com a presença da OASRN e CDN, da C.M. de Matosinhos, da CASA DA ARQUITECTURA  e dos elementos do Júri: cineasta Manoel de Oliveira, Arq. Luis Mansilla, Arq. João Mendes Ribeiro ( Presidente do Júri e representante da CASA DA ARQUITECTURA), António Magalhães Basto (em representação da família do Arquitecto Fernando Távora), e Arq. Margarida Vagos Gomes, em representação da OASRN.

O Anúncio foi antecedido por uma conferência proferida pelo Arq. Luis Mansilla (Mansilla + Tuñon arquitectos).

 


Atribuído anualmente, o Prémio, uma homenagem ao arquitecto Fernando Távora, é constituído por uma bolsa de viagem no valor de 6000 euros atribuída à melhor proposta de viagem de investigação.

Nas edições anteriores foram vencedores os arquitectos: Nelson Mota, com a proposta "Viagem ao espaço doméstico e às cidades da burguesia do final do século XIX" (1ª edição), Sílvia Benedito com "Quadrícula Emocional – um urbanismo híbrido entre natureza e arquitectura nas cidades atlânticas portuguesas do século XVI" (2ª edição), Maria Moita com o trabalho "arquitectura para o desenvolvimento. Intervenções de emergência e de permanência no sudoeste asiático" (3ª edição), Cristina Salvador com o trabalho "Diário do Deserto – Namibe 2009" (4ª edição) e Armando Rabaça "De La Chaux-de-fonds à Voyage d Orient – A promenade architecturale e o espaço/tempo em Le Corbusier" (5ª edição).

 

O Prémio é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, CMM, e Associação CASA DA ARQUITECTURA, ACA, com o patrocínio da AXA.

É com enorme orgulho que a CASA DA ARQUITECTURA se associa a esta iniciativa.

 

Calendarização da 6ª edição Prémio Fernando Távora:

Apresentação do regulamento e abertura do Prémio
04 de Outubro de 2010

Data limite de entrega das candidaturas ao Prémio
07 de Fevereiro de 2011

Anúncio do Vencedor do Prémio
04 de Abril de 2011

Entrega do Registo de Viagem
23 de Setembro de 2011

Conferência do Vencedor, Anúncio público da constituição do Júri e abertura do Prémio para o ano seguinte
03 de Outubro de 2011 (Dia Mundial da Arquitectura)

"A OASRN reserva-se o direito de alterar as datas estipuladas sempre que justificável, por motivos de força maior, e por concordância unânime do Júri."

 

Mais informações em:  www.oasrn.org > prémio Fernando Távora