ATO 2 DO PLEASE SHARE! MOSTRA A ARQUITETURA PORTUGUESA NA EUROPA

Entre setembro e outubro na França, Bélgica e Itália

O 2º ato do Please Share!, programa inaugural da Casa da Arquitectura, intitula-se Out There e vai dar a conhecer a arquitetura de autoria portuguesa construída na Europa em três destinos distintos: Carrilho da Graça em França, no Teatro Auditório de Poitiers; Manuel Aires Mateus na Bélgica, na Faculdade de Arquitectura de Tournai; e Gonçalo Byrne e Pedro Sousa em Itália, na Casa nel Parco, em Jasolo.

 

Neste 2º ato “abrem-se as portas da Casa da Arquitectura no exterior: a partir de três lugares na Europa, projectados e construídos por três gabinetes nacionais, vamos ser acompanhados pelos autores numa visita ao local, terminando numa conferência”, refere o comissário do Please Share!, Roberto Cremascoli.

 

O périplo deste 2º ato do Please Share! vai terminar em Itália. No próximo dia 12 de outubro, Gonçalo Byrne e Pedro Sousa conduzem, às 15h30, uma visita à Casa nel Parco, em Jasolo, perto de Veneza. No dia seguinte, a 13 de Outubro, também às 15h30, proferem uma conferência sobre a obra que assinam na Aula Magna da Universitá IUAV di Venezia, com introdução de Alberto Ferlenga, diretor da Escola. Ambos os eventos são de entrada livre.

 

A primeira etapa foi a 16 de Setembro. A visita ao Teatro Auditório de Poitiers realizou-se integrada nas Jornadas Europeias do Património a decorrer naquela cidade francesa. Carrilho da Graça faz uma visita guiada ao edifício de que é autor às 11 horas.

 

A visita guiada à Faculdade de Arquitectura de Tournai, da autoria de Aires Mateus, realizou-se no dia 21 de setembro. Aires Mateus proferiu uma conferência no local, com apresentação do arquiteto e crítico belga, Marc Dubois.

 

O Out There é o segundo de cinco Atos que compõem o programa inaugural da Casa da Arquitectura e que se vai prolongar até Março 2018.

 

Com a inauguração das novas instalações em Matosinhos marcada para os próximos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Casa da Arquitectura tem a decorrer um programa inaugural que, no 1º Ato, promoveu, em parceria com a Porto Academy, Câmara do Porto e Junta de Freguesia de Ramalde, um laboratório em regime de autoconstrução no Bairro das Campinas durante a primeira quinzena de agosto transacto. Intitulado O Lugar de Partilha, dele resultou numa infraestrutura ao serviço da comunidade, cuja coordenação esteve a cargo dos arquitetos Ivo Poças Martins, Roberto Cremascoli e Nicolò Galeazzi.