Prog Paralelo

INFLUENCE

3º ACTO – PLEASE SHARE !

 

A contaminação entre os saberes está na origem das novas fronteiras culturais.

Existe uma crescente necessidade de diálogo entre as diversas disciplinas que contribuem para a construção da sociedade. É preciso alimentar o debate em torno dos problemas das novas cidades, dos novos lugares de partilha onde a arquitectura tem um papel fundamental.

 

É necessário reconsiderar o papel profissional do arquitecto e encarar a arquitectura como uma ferramenta para enfrentar os problemas sociais ligados à cultura projectual contemporânea. Para encontrar outra forma de conceber uma organização de espaços de qualidade, temos de estar disponíveis e dispostos a alargar o nosso saber sobre o papel da arquitectura e sobre as potencialidades do arquitecto.

 

O alargamento do saber provoca uma inevitável abertura total, uma completa disponibilidade para aprender, para transmitir, para partilhar num único laboratório de debate.

 

O terceiro ato INFLUENCE da programação Please Share! com curadoria de Roberto Cremascoli, junta as áreas específicas da CURADORIA, EDIÇÃO, FOTOGRAFIA, CULTURA DA PAISAGEM/CULTURA DA CIDADE, CINEMA, COMUNICAÇÃO, ECONOMIA, PLATAFORMAS ON-LINE numa série de comunicações ao longo do programa inaugural da Casa da Arquitectura.

Peritos nacionais e internacionais são chamados a intervir sobre a influência das próprias áreas específicas no âmbito da arquitectura.

CURADORIA e EDIÇÃO, duas áreas que se cruzam dentro do panorama arquitectónico, são as primeiras a chegar ao laboratório da programação INFLUENCE do PLEASE SHARE!

Curadores e editores têm sido nos últimos anos os grandes pensadores do papel do arquitecto na sociedade. Bienais, trienais e exposições internacionais são cada vez mais os lugares de abordagem e reflexão de novos desafios, criados pela multiplicação dos problemas que a cidade projectada levanta. Não é possível encarar estas problemáticas sem envolver outras disciplinas e, de uma forma geral, o cidadão.

 

Tudo isto se deve também aos temas lançados pelos curadores e editores pelo mundo fora.

 

Roberto Cremascoli, comissário do Programa Please Share!