Prog Paralelo

PLEASE SHARE!

 

No âmbito da exposição inaugural da Casa da Arquitectura, Poder Arquitectura, a programação paralela Please Share! quer abrir as suas portas a todos. Quer ser um serviço para o público, partilhando os seus espaços e ocupando outros espaços urbanos.

 

É preciso reconsiderar o papel profissional do arquitecto e considerar a arquitectura como uma ferramenta para enfrentar os problemas sociais ligados à cultura projectual contemporânea. Para procurar uma outra forma de conceber arquitecturalmente temos que estar disponíveis e dispostos a alargar o nosso saber sobre o papel da arquitectura e sobre as potencialidades do arquitecto. O alargamento do saber provoca uma inevitável abertura total, uma completa disponibilidade para aprender, para transmitir, para partilhar num único laboratório, o lugar de partilha.

 

Fotógrafos, realizadores, revistas de arquitectura, plataformas on-line, jornalistas, críticos, curadores, museus, arquivos, arquitectos, estudantes, vão ser chamados a participar nos debates, conferências, visitas a obras, laboratórios em diferentes sítios, cenários, lugares, em Portugal e no estrangeiro.

 

A programação Please Share! desenvolve-se em 6 actos, que decorrem simultaneamente ou repetindo-se com novos intervenientes, ao longo de quatro meses.

 

O 1º acto, intitulado (Please Share) INDOOR Poder Arquitectura, vai apresentar 8 encontros na Casa da Arquitectura, com a participação de arquitectos nacionais e internacionais, participantes nos 8 capítulos (Poder Colectivo, Poder Regulador, Poder Económico, Poder Tecnológico, Poder Ritual, Poder Cultural, Poder Doméstico e Poder Mediático) da exposição inaugural.

 

Também na Casa da Arquitectura haverá 8 debates com fotografias e projecções de vídeo dedicados à relação entre as artes visuais e a arquitectura, com a presença de fotógrafos e realizadores nacionais, sendo este o 2º acto, (Please Share) INDOOR Landscape Urbanscape.

 

Nas zonas exteriores públicas da Casa da Música, Faculdade de Arquitectura do Porto, Estação do Metropolitano do Porto – Trindade, Museu Nacional dos Coches, teremos o 3º acto, (Please Share) OUTDOOR, com 4 debates nas áreas da fotografia, curadoria, plataformas on-line, revistas e imprensa e que serão acompanhados de uma performance do artista Gianluca Vassallo, “Retratos de Borla” (o público que circula nos espaços acima referidos participa na performance sendo retratado pelo fotógrafo/artista). As fotografias serão o conteúdo de uma grande exposição no Centro Português de Fotografia.

 

Haverá uma conferência e visitas às obras da Estação de Metro “Municipio”, em Nápoles, da Casa nel Parco, Jesolo, Itália, do Museu em Tours, França, e ao Teatro de Poitiers, França, com a presença dos autores, que fazem parte do 4º acto, (Please Share) OUT THERE.

 

O 5º acto, (Please Share) O LUGAR DE PARTILHA, é constituído por um laboratório em regime de autoconstrução, com o objectivo de realizar uma infra-estrutura ao serviço da comunidade e que será coordenado pelos arquitectos e professores Dagur Eggertsson (RINTALA EGGERTSSON ARCHITECTS), Paolo Mestriner e Massimiliano Spadoni (STUDIOAZERO), Roberto Cremascoli e Nicolò Galeazzi (COR ARQUITECTOS), sendo a construção assumida por estudantes de escolas de arquitectura e design.

 

O programa conclui-se no 6º acto, (Please Share) MEN AT WORK, em Matosinhos, onde será criado um laboratório para realização de trabalhos de manutenção e reorganização de espaços comunitários numa zona residencial, com equipas formadas por arquitectos e arquitectos recém-licenciados, que funciona como acção de formação para a realização do estágio profissional. Este laboratório tem coordenação prevista pelos arquitectos Pedro Campos Costa, José Adrião, Nuno Brandão Costa, Nuno Abrantes, Roberto Cremascoli e Edison Okumura (COR ARQUITECTOS).

 

Roberto Cremascoli, Comissário

CLOSE
CLOSE