CASA DA ARQUITECTURA DISPONIBILIZA VÁRIOS ESPAÇOS PARA EVENTOS DE NATUREZA DIVERSA

Localizada no centro da cidade de Matosinhos, a dois passos da linha da praia, a Casa da Arquitectura (CA) é uma estrutura que combina a excelência das suas instalações a uma presença cultural e urbana prestigiante.

 

Integrada no recém-remodelado complexo do Quarteirão da Real Vinícola, a Casa da Arquitectura ocupa no total uma área de 5 mil metros quadrados, divididos entre dois espaços nobres – Nave Expositiva e Galeria da Casa – o Arquivo documental, a Biblioteca, a Loja da Casa e serviços adjacentes que incluem espaços de dimensões variadas. Para além das visitas normais e dos eventos da Casa da Arquitectura ou por ela acolhidos, alguns destes espaços estão disponíveis para a realização de outras atividades.

 

A CA é hoje uma presença incontornável no circuito turístico, arquitetónico e cultural da cidade de Matosinhos e um exemplo notável de reabilitação do património industrial da autoria do arquiteto Guilherme Machado Vaz.

 

Associando elementos de modernidade ao carisma do seu legado histórico, a Casa da Arquitectura garante diversidade, qualidade, profissionalismo e elegância aos eventos que acolhe nas suas instalações, sejam eles iniciativas de carácter cultural, concertos, exposições, seminários, reuniões de empresa, representações teatrais e performances, banquetes, receções, eventos de carácter promocional, entre muitos outros.

 

Todo o projeto do quarteirão da Real Vinícola é em si mesmo uma homenagem ao edifício original, tendo o arquiteto responsável, Guilherme Machado Vaz, procurado desenhar, sempre que possível, conforme o projeto ali implantado entre 1897 e 1901. O mesmo quis fazer a Casa da Arquitectura ao inspirar-se nas instalações de há cem anos para nomear os espaços passíveis de cedência (Depósito de Vinhos / Espaço Carpintaria / Casa das Máquinas / Espaço Tanoaria).

 

A Casa da Arquitectura dispõe de espaços com equipamentos audiovisuais modernos que garantem excelentes condições para a realização de uma ampla variedade de eventos de pequeno ou grande formato, de caráter social, cultural, institucional, comercial ou outro. Entre os serviços que disponibiliza, encontram-se a tradução simultânea, projeção de imagem, gravação áudio, cobertura fotográfica e divulgação, entre outros.

 

Se procura centralidade, acessibilidade, sofisticação e qualidade diferenciadora, a Casa da Arquitectura é o local a escolher.

 

Os espaços disponíveis e as respetivas condições de utilização podem ser consultados aqui.