CASA DA ARQUITECTURA e CIALP assinam Protocolo de Colaboração_18 março 2015, Casa de Chá da Boa Nova

 

 

CASA DA ARQUITECTURA e CIALP – Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa assinam Protocolo de Colaboração para a união de esforços na promoção da arquitetura e troca de experiencia culturais, científicas e profissionais no espaço lusófono.

18 Março, quarta, 13h00,
Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira – Matosinhos

 

A CASA DA ARQUITECTURA e o CIALP Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa assinaram um Protocolo de Colaboração como forma de unir esforços na promoção da arquitetura em Portugal e nos Países de Língua Portuguesa. O Protocolo será formalizado na próxima 4ª feira, 18 de março, pelas 13h00, na Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira.

A CASA DA ARQUITECTURA foi representada pelo seu Presidente, o Dr. Guilherme Pinto, e pelo seu Diretor Executivo, o Arq. Nuno Sampaio. Em representação do CIALP esteve presente o seu Presidente, o Arq. João Belo Rodeia.

A assinatura deste Protocolo pretende favorecer a cooperação entre as duas instituições como forma de estreitar a sua relação profissional e o conhecimento do trabalho dos arquitetos do universo lusófono.
O Protocolo visa ainda a criação de programas, projetos e ações de colaboração nos domínios das atividades da arquitetura, do urbanismo e da promoção do trabalho dos arquitetos dos Países de Língua Portuguesa.

Segundo o arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da CASA DA ARQUITECTURA:

“Este primeiro protocolo de âmbito internacional que a CASA DA ARQUITECTURA assina é representativo, pois, sendo o CIALP uma das mais importantes organizações internacionais de arquitetos, reúne profissionais dos 4 cantos do mundo valorizando a lusofonia como espaço central de atuação. O trabalho conjunto das duas instituições vai permitir a valorização do trabalho dos arquitetos lusófonos, quer em espaço nacional como internacional, abrindo-se, também, portas na relação com outras instituições permitindo trocar acervos e espólios de um alargado universo de profissionais, e trazer a Portugal exposições já existentes, assim como, dar a conhecer o trabalho dos arquitetos portugueses noutros territórios.”

Segundo o Presidente do CIALP, arquiteto Joao Belo Rodeia:

“Com este protocolo o CIALP cumpre com a sua missão, não apenas enquanto plataforma permanente de encontro e cooperação das associações profissionais de arquitetos lusófonos, mas, sobretudo, enquanto possibilidade de voz comum junto das principais organizações internacionais que dizem respeito à lusofonia, aos arquitetos, à arquitetura, à cultura arquitetónica e ao ambiente construído. Convidámos já a CASA DA ARQUITECTURA a fazer-se representar no IV Fórum do CIALP que decorrerá em Goa entre 17 e 18 de abril de 2015.”

 

 

Sobre as entidades

A CASA DA ARQUITECTURA é uma instituição sem fins lucrativos, de interesse cultural, constituída na base de uma parceria estabelecida entre diversas entidades públicas e privadas, tendo por objeto, entre outros, a promoção e divulgação da arquitetura em geral e dos acervos/espólios por si adquiridos, nomeadamente, pela realização de exposições, conferências, workshops, visitas temáticas a espaços de interesse arquitetónico ou de qualquer atividade de carácter lúdico, cultural, turístico e social que contribua para o melhor conhecimento do património arquitetónico, nacional e internacional.

O CIALP é uma organização não-governamental, registada como associação de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Lisboa (Portugal), e constituída pelas associações profissionais de arquitetos dos Países e Territórios de Língua Portuguesa. É parceiro institucional da União Internacional dos Arquitectos (UIA) e observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A sua principal ambição é a aproximação e a cooperação entre os seus membros, assim como a promoção da arquitetura junto dos povos que falam português, constituindo-se como plataforma para os 150 000 arquitetos de língua portuguesa, ou seja, cerca de 10% dos arquitetos em todo o mundo, para um universo populacional superior a 250 milhões de pessoas dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

 

Para mais informações:
info@casadaarquitectura.pt . 22 240 46 63/64 . 93 330 16 23

CASA DA ARQUITECTURA
www.casadaarquitectura.pt

CIALP
www.cialp.org