INSTITUIÇÃO

A CASA DA ARQUITECTURA, criada em 2007, é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da Arquitetura junto da sociedade.

 

A sua ação envolve não só arquitetos, mas pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam, no interesse público da Arquitetura.

 

Na sua Direção estão representadas as seguintes entidades: Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Ordem dos Arquitectos, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Administração dos Portos do Douro e Leixões e Associação Empresarial do Porto.

 

A sua missão abrange as seguintes linhas de atuação e ação:

 

  • Tratar, arquivar e dar a conhecer, através de diversos instrumentos, os acervos e espólios de Arquitetura doados, depositados ou entregues ao seu cuidado;
  • Criar uma coleção de obras iconográficas e emblemáticas da cultura arquitetónica nacional e internacional;
  • Desencadear a criação de uma rede de arquivos nacionais de Arquitetura;
  • Incrementar e apoiar a investigação e divulgação do conhecimento no domínio da Arquitetura;
  • Realizar conferências, colóquios, conversas, workshops e outras atividades relacionadas com o debate, a reflexão e a promoção da Arquitetura e das Artes;
  • Editar e publicar, sob diversas formas e suportes, obras relacionadas com a Arquitetura nacional e internacional;
  • Estimular o intercâmbio com entidades congéneres nacionais ou internacionais, no domínio das suas atividades;
  • Potenciar a cooperação com instituições de ensino, museus, organizações e associações culturais ou empresariais, cujos objetivos sejam a valorização e promoção da Arquitetura;
  • Administrar, gerir e divulgar os espaços e os imóveis a seu cuidado;
  • Fomentar atividades de caráter lúdico, turístico, cultural e social destinadas a diversos públicos que contribuam para o melhor e maior conhecimento da Arquitetura nacional e internacional.

 

De acordo com a sua missão, a CA pretende afirmar-se não só como entidade programadora mas, sobretudo, como entidade de criação, capaz de produzir para si e para entidades parceiras conteúdos de qualidade, preparados para circular em itinerância numa rede consolidada de parcerias nacionais e internacionais. A criação de um fundo documental próprio permitirá à CA constituir-se como uma entidade capaz de salvaguardar, tratar e disponibilizar ao público o acesso a informação credível devidamente enquadrada no seu contexto técnico e cultural.

 

Descarregue aqui a brochura

 

CLOSE
CLOSE