Visitas

A CASA DA ARQUITECTURA dispõe de roteiros temáticos, monográficos de autor, e de período de produção arquitetónica e artística relevante, destinados a públicos generalistas ou especialistas. Isoladamente ou articulados com outras entidades, estas visitas acompanhadas e comentadas são disponibilizadas a agentes de divulgação e promoção do turismo cultural internacional e nacional, e ao grande público. Consiste em visitas a espaços e a edifícios relevantes, destinadas a públicos internacionais e nacionais, de todas as idades, com duração de um ou mais dias.

 

Os roteiros e visitas constituem uma oferta para a internacionalização e divulgação da Arquitetura, exportável e agendável a partir do exterior, como acontece presentemente com a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Piscina e Quinta da Conceição, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, entre outros roteiros temáticos – Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, por exemplo, em Matosinhos e outras localidades nacionais.

 

As visitas assumem-se como uma atividade estratégica e fundamental de divulgação e promoção do património arquitetónico, contemporâneo e histórico.
O Open House Porto, com uma primeira edição em 2015 com 11000 visitas e com uma segunda edição em junho de 2016, em coprodução com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, com a parceria das Câmaras Municipais do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, é um exemplo do enorme sucesso da presente linha de ação.

 

Programam-se ainda visitas às mostras produzidas e recebidas na CASA DA ARQUITECTURA, e destinadas aos seus utentes habituais e visitantes ocasionais.