MAIS DE 12 MIL NA INAUGURAÇÃO DA CASA DA ARQUITECTURA

Domingo foi o dia de maior afluência

Um total de 12 173 pessoas atravessaram o portão do Quarteirão da Real Vinícola, no fim de semana inaugural da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, entre as 21h30 do dia 17 e as 22h00 do dia 19 de novembro.

 

O número de visitantes foi subindo ao longo dos dias. Na noite de abertura de portas ao público, no dia 17, foram registadas mais de 2300 entradas no quarteirão, a que somaram, no dia seguinte, 18 de novembro, para cima de 4 mil.

 

No domingo, 19 de novembro, o programa inaugural da Casa da Arquitectura atraiu mais de 5800 pessoas que se espalharam pelas múltiplas atividades de entrada livre que estiveram disponíveis todo o fim de semana.

 

Com dezenas de atividades abertas ao público, foi elevado o número dos que circularam entre vários espaços. Um fluxo contínuo de visitantes percorreu os 800 metros quadrados da Nave Expositiva, onde está patente até 18 de março de 2018 a exposição Poder Arquitectura comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho. Do mesmo modo, a segunda exposição, patente na Galeria da Casa, a X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, foi alvo da curiosidade do muito público que visitou o Quarteirão.  A X BIAU pode ser visitada até 4 de fevereiro de 2018.

 

Entre as conferências que tiveram lugar na Sala Nascente, foi particularmente concorrida a que juntou o arquiteto Eduardo Souto de Moura, a comissária da X BIAU, Angela Paredes, o arquiteto Jorge Figueira e Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura. No total, 571 pessoas assistiram “À conversa com Eduardo Souto de Moura”.

 

Com as visitas orientadas aos diferentes espaços quase sempre esgotadas (1091 participantes), o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura não teve mãos a medir durante o fim de semana inaugural. Os vários espaços associados ao Programa Caleidoscópio, que ofereceram uma panóplia de atividades para crianças e famílias, contabilizaram no sábado e no domingo, 1589 participantes.

 

Com entrada gratuita nas Exposições até ao próximo dia 30 de dezembro de 2017, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura está agora aberta ao público de terça a sexta das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 19h00.

 

Fotos: its.Ivo Tavares Studio