Mais Eventos

MAIS DE 25 MIL VISITAS NO OPEN HOUSE PORTO 2017

3ª edição Open House 2017 | 1 e 2 de Julho from Casa da Arquitectura on Vimeo.

 

Um total de 25 377 visitas foram registadas nos 60 espaços no Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos que, durante o fim de semana de 1 e 2 de julho, estiveram abertos na 3ª edição do Open House Porto, produzida e organizada pela CASA DA ARQUITECTURA.

 

À imagem da edição anterior, foi o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com mais de seis mil visitas registadas (6294), o edifí­cio que mais seduziu os visitantes, seguido do Quarteirão da Real Viní­cola, em Matosinhos (2015), onde inaugura a 18 de novembro próximo, a nova sede da CASA DA ARQUITECTURA.

 

A Casa de Chá da Boa Nova de Álvaro Siza, um clássico do Open House, recebeu 685 visitas no domingo dia 2 de julho, único dia em que abriu as portas ao público.

 

No Porto, os locais mais procurados foram o Museu de Arte Sacra e Arqueologia/Igreja de S. Lourenço com 1044 visitas, seguido pelo Palácio do Bolhão com 612. O Hospital de Conde Ferreira, estreante no roteiro Open House, somou 611 visitas.

 

Em Vila Nova de Gaia foi o Mosteiro da Serra do Pilar o espaço que mais visitas acolheu, 1589 no total. A Torre da PT, uma novidade do roteiro deste ano, somou 1012 visitas no único dia em que abriu as portas, no sábado dia 1 de julho. O Quartel da Serra do Pilar atraiu 618 visitas.

 

As casas particulares, que foram uma grande aposta dos comissários da Open House Porto para este ano, arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins, tiveram um número surpreendente de visitas. Foi o caso da Casa na Escada das Verdades, com 519 visitas, a Casa Lindo Vale com 218, a Casa da Rua da Bandeirinha com 263 e a Habitação em Miraflor com 287 visitas.

 

Os números da 3ª edição do Open House Porto veem confirmar o sucesso de um evento que não beneficiou, este ano, do efeito de novidade do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que abriu as portas ao público o ano passado com 14 mil visitas registadas na edição de 2016 do Open House Porto.

 

A organização do Open House considera que foram bem-sucedidas as opções dos comissários, quer nos locais repetentes, quer nos estreantes, abrindo espaço a outras visões sobre a cidade e o reconhecimento de obras diversas de novos arquitetos.

 

O Open House Porto 2017 contou com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos.

 

Mais de 200 voluntários de diferentes idades e perfis participaram nesta edição, contribuindo para o reiterado sucesso de um dos eventos de arquitetura mais mobilizadores e populares em todo o mundo.

 

O Open House volta para o ano com mais novidades.