2ª ed. OPEN HOUSE PORTO contabiliza 30 645 visitas num único fim-de-semana

openhouse

 

2ª Edição do OPEN HOUSE PORTO contabiliza 30 645 visitas num único fim-de-semana

 

Foram exatamente 30.645 os visitantes que, durante o fim-de-semana, passaram pelos 51 locais que estiveram de portas abertas no âmbito da segunda edição do Open House Porto. Depois dos 11 mil visitantes registados na edição do ano passado, ninguém tinha ousado prever uma tão grande afluência de público, a qual definitivamente situa este evento entre as principais marcas culturais do país, reforçando a importância da colaboração entre as três cidades da Frente Atlântica do Porto e o peso da arquitetura na cultura da região.

O programa delineado por Jorge Figueira, comissário da iniciativa, e pelo comissário adjunto, Carlos Machado e Moura, sublinhou a excelência do património edificado do Porto, de Gaia e de Matosinhos, tendo constituído um verdadeiro sucesso. Desde as primeiras horas de sábado foi possível constatar a existência de longas filas para visitar alguns dos edifícios a que o Open House abriu as portas.

 

O testemunho dos Comissários Jorge Figueira e Carlos Machado e Moura:

O Open House Porto 2016 foi uma festa com momentos emocionantes, muita gente e muita arquitectura. O conjunto Porto-Gaia- Matosinhos é uma região que permite vários roteiros, igualmente intensos, que tentámos explorar de modo abrangente e inclusivo. Alguns estranharam a inclusão do Cenáculo da IURD; poucos visitaram as intervenções em bairros de habitação social; mas a experiência da cidade não se faz só de monumentos modernos, e de obras celebradas. A nossa proposta visava …também atingir notas dissonantes face ao arquitetonicamente correto, ou aquilo que é corrente visitar.

No nosso entendimento, o Open House deve integrar também aquilo que é difícil compreender, espaços técnicos ou desmesurados ou periféricos. Mas o “best of” também lá esteve, e foi devidamente reinventado.

Todas as partes envolvidas, parceiros, voluntários, especialistas, estiveram à altura de um desafio que exige generosidade e empenho. O trabalho organizativo da Casa da Arquitectura e da Trienal da Arquitectura foi profissional e apaixonado, o que é raro.

Foi emocionante ver as longas filas, de gente de todo o lado, e ouvir as perguntas e reparos que não se ouvem numa festa comum, nem se podem repetir…

De facto, não foi uma festa qualquer, foi o Open House Porto 2016!”

 

Organizado pela Casa da Arquitectura e pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto e a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto procurou este ano estimular a descoberta de lugares privados de instituições reconhecidas, combinando grandes imóveis com residências privadas, numa uma viagem por arquiteturas esquecidas que revisitou a casa burguesa do princípio do século XX, mas a habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974.

O Open House Porto 2016 integrou, recorde-se, visitas experimentais concebidas tendo em contas as necessidades especiais de cegos e surdos, bem como programas especiais para famílias. Face aos resultados alcançados este ano, que estas visitas sensoriais serão alargadas a mais edifícios já na edição do próximo ano. O evento mobilizou este ano 176 voluntários e 64 especialistas, incluindo ainda uma atividade com alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que desenharam ao vivo alguns dos espaços Open House Porto, interagindo com os visitantes.

O Open House é, recorde-se, um evento internacional de promoção da arquitetura e do património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias.  Portugal é o único país que conta com duas cidades na família Open House, sendo o Open House Porto o único evento que congrega a arquitetura de três cidades.

 

+ info: www.openhouseporto.com

 

CLOSE
CLOSE