a arquitetura de Álvaro Siza a partir do metro_VISITA GUIADA, 31 março 2012

 

PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
a arquitetura de Álvaro Siza a partir do metro
31 março 2012, sábado, das 15h00 às 18h00

 

No próximo dia 31 de março, sábado, a CASA DA ARQUITECTURA e a CULTOUR associam-se para a realização do primeiro percurso pela arquitetura contemporânea, integrado num programa alargado de 6 visitas a realizar em 2012.

Nesta primeira visita, propomos uma viagem de Metro com paragem obrigatória em algumas das mais emblemáticas obras de Álvaro Siza:
 
PORTO:
Avenida dos Aliados
Metro – Estação de São Bento
Bairro da Bouça – visita ao conjunto habitacional

MATOSINHOS:
Casa da família Siza Vieira (atualmente, CASA DA ARQUITECTURA).

Esta visita tem a particularidade de nos guiar até às origens de Álvaro Siza, num percurso ao contrário do tempo: começaremos por descer a Avenida dos Aliados, recentemente renovada pelo arquiteto em conjunto com Eduardo Souto de Moura (2005/2006), e entraremos no Metro do Porto pela Estação de S. Bento, inaugurada em setembro de 2005.

A primeira paragem será no conjunto habitacional da Bouça. Este bairro, que se iniciou antes do 25 de abril (1973), só ao fim de mais de três décadas é que foi concluído. Este processo espelha a evolução da cidade e as contradições que se expressam na sua complexidade.

Por fim, seremos acolhidos na CASA que foi da família Siza Vieira, por ele remodelada em 1961, e que agora alberga o projeto CASA DA ARQUITECTURA. Será tempo para conhecer o projeto e saborear um vinho do Porto.

 

 

Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:

– Nº máximo de participantes: 45 pessoas
– Nº mínimo de participantes: 20 pessoas

Preço por pessoa: 12€ (cartão andante e títulos de viagem incluídos)

Inscrições: até 28 de março para e-mail visitas@casadaarquitectura.pt  ou através do preenchimento do formulário que encontra em baixo. Inscrição válida após pagamento.

Formas de Pagamento:

– na CASA DA ARQUITECTURA;

– por transferência bancária para o NIB 0010 0000 41920680001 75 (envio do comprovativo para visitas@casadaarquitectura.pt)

Ponto de Encontro: Av. dos Aliados, junto ao espelho de água, frente à Câmara Municipal do Porto, às 15h00.

Validação dos títulos de viagem: as deslocações entre as obras serão realizadas de Metro, sendo da responsabilidade de cada participante a validação do respetivo título.
CRÉDITOS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS:

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a participação na visita guiada equivale a 4 CRÉDITOS de “Formação Opcional em Matérias de Arquitectura”.

 

 

Para mais informações:

visitas@casadaarquitectura.pt  /   + 351 22 240 46 64

 

VISITA ESGOTADA
*Caso mantenha o seu interesse na visita poderá inscrever-se e ficar em lista de espera. Haverá a possibilidade de se formar um novo grupo e agendar nova data para visita.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

[contact-form-7 id=”4635″ title=”Inscricoes”]