Álvaro Siza em Matosinhos_VISITA GUIADA_30 junho 2012

 

PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Álvaro Siza em Matosinhos
30 junho 2012, sábado, das 9h30 às 14h00
 

Muitos de nós conhecem as obras de Álvaro Siza, pelo menos as que estão mais próximas. Já as vimos de perto, já as experimentámos por dentro, já nos deixámos tocar pelo particular modo de fazer do arquiteto. Então, perguntamos, o que trará de novo esta terceira visita conjunta da CASA DA ARQUITECTURA com a CULTOUR?

Álvaro Siza em Matosinhos: ponto de partida do homem e do arquiteto – o fascínio das primeiras obras ou, como diria José Salgado, o lugar e a imagem. Teremos a oportunidade de, por especial deferência dos proprietários, entrar numa das suas primeiras casas e ver a recente reabilitação da Casa da Juventude. Na Quinta da Conceição, encontraremos Siza lado a lado com o seu mestre Fernando Távora. Depois será a vez de visitarmos uma obra menos conhecida, a remodelação do Edifício para a Administração dos Portos Douro e Leixões (APDL). A visita continua com uma pausa na Piscina das Marés em Leça da Palmeira, admirável síntese do entendimento da relação da obra humana com a natureza.

Para finalizar, antes do regresso à Casa em Roberto Ivens (outrora a casa da família Siza Vieira e agora sede da Associação Casa da Arquitectura), uma breve passagem pela Marginal de Leça da Palmeira, Arranjo ao Monumento António Nobre e, embora encerrada para obras de reabilitação, pela Casa de Chá da Boa Nova.

Convidámo-lo(a) a acompanhar-nos num percurso que pretende celebrar o 3º aniversário da CASA DA ARQUITECTURA em Roberto Ivens e o 79º aniversário de Álvaro Siza.

Programa:

09h30 – Saída da CASA DA ARQUITECTURA
09h45 – 4 Casas e Casa da Juventude
11h00 – Piscina da Quinta da Conceição
11h45 – Edifício APDL
12H30 – Piscina das Marés (Pausa para café)
13h30 – Marginal Leça da Palmeira, Arranjo ao monumento António Nobre e Casa de Chá
14h00 – Chegada à CASA DA ARQUITECTURA

Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:

Nº máximo de participantes: 48 pessoas
Nº mínimo de participantes: 20 pessoas
 

Preço por pessoa: 15€ (deslocações de autocarro e respetivo seguro incluídos no preço da visita; as deslocações a pé serão da responsabilidade dos participantes, seguro não incluído).

Inscrições: até 27 de junho para o e-mail visitas@casadaarquitectura.pt ou através do preenchimento do formulário que encontra em baixo. Inscrição válida após pagamento.

 

Formas de Pagamento:
 
– na CASA DA ARQUITECTURA;

– por transferência bancária para o NIB 0010 0000 41920680001 75 (envio do comprovativo para visitas@casadaarquitectura.pt)

Ponto de Encontro: CASA DA ARQUITECTURA às 9h15.

Deslocações: as deslocações entre as obras serão realizadas a pé e de autocarro.

CRÉDITOS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS: 4 Créditos.

 

Para mais informações: visitas@casadaarquitectura.pt / + 351 22 240 46 64
 

[contact-form-7 id="5015" title="Inscricoes_2"]

CLOSE
CLOSE