Eventos

Mais Eventos

APRESENTAÇÃO E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “ZUZA HOMEM DE JAZZ” SOBRE ZUZA HOMEM DE MELLO

A Casa da Arquitectura exibe no dia 13 de abril, às 15h00, o documentário “Zuza Homem de Jazz” sobre Zuza Homem de Mello. Este filme resgata a história do jazz dos anos 1950 e a sua conexão com a bossa nova e será apresentado por Nuno Pacheco. Entrada gratuita com levantamento de bilhetes 30 minutos antes na bilheteira da Casa.

 

Qual é a influência do Jazz na música brasileira? “Zuza Homem de Jazz” traça um paralelo entre os dois universos através da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar próximo e intimista do crítico que é referência do jornalismo musical no Brasil. Revisitando seu passado como musicista até os dias de hoje, o documentário expõe a paixão de Zuza pela música, pelo som, por algo que resiste e se transforma através do tempo.

 

Amante do jazz, o jovem brasileiro seguiu para os Estados Unidos, no final dos anos 50, para cursar a School of Jazz em Lenox, Massachussets e para estudar na Juilliard School of Music, em Nova Iorque. Na School of Jazz, programa para jovens que contemplava entre seus professores alguns dos maiores músicos do Jazz de então, Zuza foi aluno do contrabaixista Ray Brown. Em Nova York, além de seus estudos, Zuza estagiou na Atlantic Records como engenheiro de som. Durante a sua estadia na cidade, conviveu com o que havia de melhor nos clubes de jazz que viviam o seu esplendor nos anos 50. Assim assistiu a centenas de atuações de estrelas como Duke Ellington, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, entre muitos outros.

 

Neste documentário, Zuza vai a Nova York para se encontrar novamente com velhos amigos do universo do jazz como Bob Dorough, Gary Giddins, Steve Ross, Eric Comstock, Wynton Marsalis e Maria Schneider. Com depoimentos filmados nos EUA (Nova Iorque e Pennsylvania), no Rio e em São Paulo, Zuza recupera antigas histórias vividas por na sua trajetória profissional. Misturando depoimentos com imagens de arquivo ou execuções especiais para o documentário, “Zuza Homem de Jazz” evidencia como a música brasileira recebeu influência do Jazz desde os anos 20, assim como, no sentido inverso, a música brasileira repercutiu na americana atingindo decisivamente o Jazz.

 

Género: documentário
Duração: 91 minutos
Ficha técnica:
Direção – Janaína Dalri
Ideia original – Ercília Lobo
Curadoria de Conteúdo – Zuza Homem de Mello
Argumento – Igor Miguel

Produção executiva – Luciana Pires, Monica Monteiro e Fátima Pereira

Direção de fotografia – Francisco Orlandi Neto

Direção de produção – Leandro Estrela

Realização – Cine Group