Mais Eventos

FESTA DA ARQUITECTURA NOS DIAS 17, 18 E 19 DE NOVEMBRO

Grande festa da arquitectura durante o fim de semana

As novas instalações da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vão abrir em Matosinhos nos dias 17, 18 e 19 de novembro com uma programação intensa e variada de exposições, visitas, debates, performances, filmes, lançamentos de livros e muito animação para as crianças e as famílias.

 

A Casa abre a sua programação expositiva com duas propostas distintas: na Nave Expositiva  estará “Poder Arquitectura“, exposição comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho que vai ocupar os cerca de 800 metros quadrados da Nave com uma proposta de reflexão em torno de “oito poderes que se alinham, infletem e divergem entre si” e envolve 40 projetos de cerca de 30 autores distintos de todo o mundo.

 

Na Galeria da Casa estará patente a X BIAU – Exposição da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo que distinguiu o arquiteto Souto de Moura com o Prémio Iberoamericano de Arquitetura e Urbanismo na sua 10ª edição. São 26 obras selecionadas, entre as quais 4 portuguesas. A BIAU é comissariada por Àngela Garcia de Paredes e Ignacio G. Pedrosa.

 

Um vasto programa de conferências e debates acompanha a proposta expositiva. Durante três dias, cruzar-se-ão nas instalações da Real Vinícola, em Matosinhos, personalidades de todo o mundo ligadas aos domínios do conhecimento com que a arquitetura se cruza, no âmbito do Programa Please Share! comissariado pelo arquiteto Roberto Cremascoli.

 

Todos os espaços que compõem a Casa da Arquitectura estarão abertos a visitas. Vai ser possível conhecer o arquivo da Casa, onde se guarda o acervo reunido e em expansão de arquitetos como Álvaro Siza, Souto de Moura, João Luís Carrilho da Graça, João Álvaro Rocha, Paulo Mendes da Rocha e Fernando Távora, entre outros. São para cima de 500 maquetes, painéis, desenhos, serigrafias, DVD’s, livros e outros materiais guardados nos cerca de 800 metros quadrados que ocupa o Arquivo da Casa. Ao todo, na sua extensão, a Casa da Arquitectura ocupa 5 mil metros quadrados distribuídos por áreas públicas destinadas a exposições e apresentações, com Auditório, Biblioteca e Loja a ocupar 36% do espaço. Para as áreas de conservação e manutenção está reservado 38% do espaço, cabendo às áreas de gestão e produção interna 10% do espaço.

 

A Festa da arquitectura é aberta a todos, sem exceção. Para os mais novos e famílias, um eclético programa educativo irá oferecer atividades contínuas durante os dias 18 e 19 de novembro. Várias performances irão animar o quarteirão da Real Vinícola durante o fim-de-semana. Não faltará o cinema nem a animação, a música, a dança. Na sexta-feira, dia 17 de novembro, a Casa da Arquitectura abre as portas ao público às 21h30 para um programa de celebrações que entra pela noite adentro.

 

A abertura da Casa da Arquitectura vai ser uma celebração coletiva. Não falte!

 

Conheça aqui o programa