LANÇAMENTO COLEÇÃO “ARQUITETURA BRASILEIRA”

MuBE . 29 março . São Paulo, Brasil

 

CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura
apresenta a Coleção “Arquitetura Brasileira” em São Paulo

 

A CASA DA ARQUITECTURA  irá lançar, no próximo dia 29 de março, às 15h, em São Paulo, Brasil, a “Coleção Arquitetura Brasileira” – um vasto e inédito acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que contam a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira desde 1930 até a atualidade.
O lançamento da coleção acontecerá no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura – e conta com a participação do presidente da CA, José Manuel Dias da Fonseca, do diretor executivo, Nuno Sampaio, da diretora do MuBE, Flávia Velloso e dos curadores da Coleção, Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.
Um conjunto de importantes personalidades e instituições brasileiras estarão presentes: Paulo Mendes da Rocha, o presidente do IAB/SP, Fernando Túlio Salva Rocha e o vice-diretor da FAUUSP, Ricardo Marques de Azevedo. Associam-se também ao evento Rosa Artigas, da Fundação Vilanova Artigas, Anna Carboncini, diretora técnica do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e Ciro Pirondi, representando a Casa Lucio da Costa e a Fundação Oscar Niemeyer.
A “Coleção Arquitetura Brasileira” integrará o acervo da CASA DA ARQUITECTURA, cuja inauguração das suas instalações no quarteirão Real Vinícola (Matosinhos)está prevista para o final do próximo mês de outubro.
A coleção é composta por um conjunto de desenhos e maquetes originais de 70 projetos selecionados, de autores fundamentais para a compreensão da produção brasileira, sendo 20 deles integrantes do período moderno e 50 representantes contemporâneos.  Além dos desenhos e maquetes, a Coleção contará ainda com um conjunto de 100 livros essenciais sobre o tema, que integrarão a biblioteca da CASA DA ARQUITECTURA.
Trata-se de uma coleção nunca reunida antes que abre a possibilidade de aproximar o público e pesquisadores da produção de desenhos e maquetes”, avalia Serapião. “Além dos 70 projetos de arquitetura, pensamos em estender a coleção com projetos urbanísticos, desde desenhos de cidades, como Brasília, até trabalhos importantíssimos, como o Parque do Flamengo, de Reidy e Burle Marz”.

Guilherme Winsnik e Fernando Serapião, Curadores da Coleção Arquitetura Brasileira

 

 

Recortes de Imprensa sobre o tema:

Diário Notícias | 24.03.2017

 

CLOSE
CLOSE