CASA DA ARQUITECTURA assina contrato de arrendamento da Casa de Chá com o Chef Rui Paula

 

O contrato de arrendamento da Casa de Chá da Boa Nova  celebrado entre a CASA DA ARQUITECTURA e a o Chef Rui Paula foi assinado a 17 de março de 2014. O contrato de arrendamento tem um prazo de 20 anos, podendo ser renovado por períodos de 5 anos até ao limite máximo de 30 anos.

O contrato assinado surge na sequência da decisão da Câmara Municipal de Matosinhos, em novembro do ano passado, de ceder, em regime de comodato, a concessão da Casa de Chá da Boa Nova à Associação CASA DA ARQUITECTURA (ACA) por um período, renovável, de 20 anos.

A Casa de Chá da Boa Nova, classificada como monumento nacional, é da autoria do arquiteto Álvaro Siza. Um dos principais arquitetos da Escola do Porto, reconhecido nacional internacionalmente e vencedor do prémio Pritzker.

De acordo com o protocolo celebrado, uma das obrigações da ACA era “promover o arrendamento do espaço, após a sua requalificação, a pessoa singular ou coletiva, detentora de elevados padrões de qualidade, reconhecimento e excelência gastronómica, nomeadamente, com prémios e galardões a este nível”.

A escolha recaiu sobre o conceituado Chef Rui Paula. Conta com uma longa carreira no universo da gastronomia e com a atribuição de vários prémios. O objetivo será o de obter a "excelência" e se possível, a obtenção de uma estrela Michelin.

Prevista a reabertura para junho, o valor das obras de reabilitação da Casa de Chá da Boa Nova (edifício, mobiliário e zona envolvente) ronda o milhão de euros. A lotação máxima permitida será de 40 pessoas.

Todas as obras de reabilitação são da responsabilidade do arquiteto Álvaro Siza e da sua equipa.

À CASA DA ARQUITECTURA caberá zelar pela preservação da Casa de Chá nos termos em que Siza a desenhou e organizar visitas guiadas ao espaço, fora dos horários das refeições.

 

Links relacionados com esta notícia:

http://www.publico.pt/local/noticia/chef-rui-paula-desafiado-a-conseguir-estrela-michelin-para-a-casa-de-cha-da-boa-nova-1628611#/4

http://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=2863