CASA DA ARQUITECTURA – CENTRO PORTUGUÊS DE ARQUITECTURA

centro_portugues_arquitectura

 

A Casa da Arquitectura também vai ser Centro Português de Arquitectura

 

Anúncio foi feito na abertura do evento “Be a Part Of”, que decorreu nos dias 1 e 2 de julho, nas futuras instalações da Casa da Arquitectura.

Quando abrir as portas, na primavera de 2017, a Casa da Arquitectura vai mudar de designação, passando a chamar-se também Centro Português de Arquitectura. O anúncio foi  feito a 1 de julho pelo diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, durante a cerimónia de abertura do evento “Be a Part Of”.

O futuro Centro Português de Arquitectura ocupará precisamente uma área de 4.700 m2 do edifício que está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos na Avenida Menéres, o que permitirá congregar num só espaço o tratamento dos arquivos de arquitetura e uma extensa área expositiva que exibirá ao grande público as coleções residentes e os projetos expositivos próprios ou desenvolvidos em parceria com outras entidades. A programação do espaço foi divulgada também durante o evento “Be a Part Of”.

No dia 30 de junho, refira-se, as obras em curso no quarteirão da Real Vinícola, que se encontram já numa fase bastante avançada, foram visitadas pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O evento “Be a Part Of” constitui um convite à comunidade para que se envolva neste projeto de âmbito nacional e internacional, o evento abrirá também um espaço de diálogo da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura com outras instituições nacionais e internacionais.

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.