Mais Eventos

CASA DA ARQUITECTURA ENTREGA “UMA CASA DE BRINCAR E NÃO SÓ” AO CONJUNTO HABITACIONAL DA GUARDA

Inaugura amanhã, sexta-feira, 10 de agosto, pelas 18h00, no  Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, “Uma Casa de Brincar e Não Só…!”, um equipamento construído no âmbito de “O Lugar de Partilha”, laboratório de autoconstrução organizado e produzido pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura.

 

A Casa foi construída por 15 jovens arquitetos e estudantes de várias partes do mundo (Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal), que participaram neste workshop produzido pela equipa da CA com coordenação da arquiteta Carla Barros. “O Lugar de Partilha” tem curadoria de Roberto Cremascoli e contou ainda com a colaboração dos tutores-arquitetos Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos.

 

Durante as duas últimas semanas, o grupo deu corpo a este equipamento desejado pela população, num trabalho de grande envolvimento com os residentes e as empresas que doaram todos os materiais que tornaram possível esta construção. “Uma Casa de Brincar e Não Só…!” é uma infraestrutura com quatro quartos, um deles coberto. Em três deles pode-se brincar, enquanto o quarto elemento é um espaço multiusos que poderá servir de apoio a festas, para cozinhar ou reunir os moradores do bairro.

 

“O resultado desta partilha entre parceiros e população na construção deste equipamento deixou a Casa da Arquitectura, e também a mim pessoalmente, muito satisfeitos. É um exemplo a seguir”, assinala o diretor-executivo da CA, Nuno Sampaio.

 

São parceiros da Casa da Arquitectura para este projeto a Câmara Municipal de Matosinhos através da MatosinhosHabit, a União de Freguesias – Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo e inúmeras Coletividades e Associações Locais, assim como a Universidade do Minho. O projeto conta ainda com o apoio da JPinto Leitão, CIN, Hilti, OtiimaArtWorks, Nogueira Fernandes Lda, QT Civil Portugal, To Work For, Zeus Sport, Fixpaços.

 

Na entrega deste equipamento à população, estarão presentes o diretor-executivo da CA, Tiago Maia, Administrador da MatosinhosHabit, e um representante dos moradores do bairro.

 

A Festa no Conjunto habitacional da Guarda começa às 18h00 e será animada pelas Associações Culturais e Desportivas de Perafita.