Mais Eventos

CASA DA ARQUITECTURA NA BIENAL DE VENEZA COM O DOCUMENTÁRIO “TUDO É PROJETO”

O documentário “Tudo é Projeto”, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, vai ser exibido no dia 23 de maio, às 16h00, na Aula Magna da Universidade IUAV de Veneza. Uma iniciativa da Casa da Arquitectura com a IUAVE durante a semana inaugural da 16ª Bienal de Veneza.

 

A sessão será aberta por Daniele Pisani, em representação daquela instituição universitária, e Nuno Sampaio, diretor executivo da CA. Segue-se uma conversa com a presença da realizadora, Joana Mendes da Rocha, e de Daniele Pisani, que é também autor do livro “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa”. A entrada é livre.

 

Recorde-se que a CA apoiou a produção de “Tudo é Projeto”. “O filme e esta iniciativa são contributo da Casa da Arquitectura na divulgação da obra de Paulo Mendes da Rocha, que em 2016 recebeu o Leão de Ouro de carreira da Bienal de Arquitetura de Veneza e é um dos grandes doadores do acervo da Casa da Arquitectura”, assinala Nuno Sampaio.

 

Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projeto original do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.

 

A exibição de ‘Tudo é Projeto’ representa uma oportunidade única de conhecer o outro lado de um arquiteto e pensador extraordinário que tem em Portugal, no Museu dos Coches, a sua única obra construída fora do Brasil.

 

O filme ganhou o prémio do público para Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Arquiteturas Film Festival de Lisboa. A partir do olhar e das entrevistas feitas pela filha, Joana Mendes da Rocha, que divide a direção da longa-metragem com Patricia Rubano, “Tudo é Projeto” apresenta as ideias e as opiniões, por vezes consideradas polémicas, sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica do profissional brasileiro de quase 90 anos de idade.

 

Autor de obras no Brasil e no exterior, Paulo Mendes da Rocha coleciona medalhas, títulos e prémios, entre eles o Prémio Pritzker, o mais importante galardão da arquitetura mundial. Para Paulo Mendes da Rocha, “uma cidade, antes de mais nada, é uma construção”. Confira o trailer oficial do documentário em https://vimeo.com/217190741.

 

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 06/2013), a longa-metragem foi produzida com exclusividade para o Canal Curta! pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e coprodução da Opa!

 

Além da exibição no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Tudo É Projeto” foi exibido em diversos festivais europeus: Archictecture Film Festival Rotterdam, Lund International Archictecture Film Festival, Milano Design Film Festival, Istanbul International Architecture and Urban Film Festival, Copenhagen Architecture Festival, entre outros.

 

A 15 de dezembro, data em que é celebrado o “dia do arquiteto”, o filme foi exibido em Havana, Cuba, no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. O filme estreou nos cinemas de três capitais brasileiras: São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Na televisão, o documentário estreou com exclusividade no Curta! em novembro de 2017.

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano
Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez
Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz
Montagem: Selma Perez
Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann
Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marília Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola
Coordenação de Produção: Lucas Gattaz
Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato
Som direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu
Edição de som e mixagem: Garbato Bros