CASA DA ARQUITECTURA PARCEIRA DO INDIEJÚNIOR ALLIANZ COM OFICINAS PARA ESCOLAS E FAMÍLIAS

A Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura associou-se ao IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro regressa ao Porto para apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora. O programa completo pode ser descarregado AQUI.

 

Esta edição acontece nos espaços do Teatro Municipal do Porto – Rivoli . Campo Alegre, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e, pela primeira vez, na Casa das Artes e na Reitoria da Universidade do Porto.

 

Esta parceria com o IndieJúnior materializa-se em duas atividades distintas: A oficina “A Cidade fora da Caixa”, para escolas do 1º ou 2º ciclo e “A Cara das Casas” para famílias e crianças entre os 7 e os 12 anos, ambas concebidas e mediadas pelo Serviço Educativo da Casa da Arquitectura.

 

“Uma das missões do Serviço Educativo (SE) é criar laços e parcerias com outras entidades, culturais, académicas e de desenvolvimento social, entre outras. Nesse sentido, o convite à colaboração por parte do Festival IndieJúnior Allianz foi bem-vindo. O Festival tem nesta edição como mote o Lugar. Procurámos pontos de contacto entre as duas disciplinas, de acordo com esta temática, igualmente inspiradora tanto para o cinema quanto para a arquitetura, desenvolvendo duas atividades diferenciadas para famílias e escolas do 1º e 2º ciclo”, explica a coordenadora do SE, Susana Gaudêncio.

 

Também a diretora artística do festival, cuja programação foi no dia 8 de janeiro apresentada em conferência de imprensa, assinalou as oficinas para escolas e famílias que integram a 3ª edição. “Pensámos logo em fazer o convite à CA, juntando estas duas disciplinas, a arquitetura e o cinema, e trabalhá-las de uma forma mais informal”, disse Irina Raimundo, assinalando haver já 4500 alunos inscritos no programa para Escolas.

 

A Cidade fora da Caixa

Nº de Participantes: min 10 – máx 30

Preço: 3 € p/ participante

Duração: 1h30

Local: Sala de Ensaios Teatro Rivoli

Datas e horários: dia 29 de janeiro, terça 16h00-17h30 (para 2.ºCiclo) dia 30 de janeiro, terça 14h00-15h30 (para 1º ou 2.ºCiclo) dia 1 de fevereiro das 10h30-12h00 (para 2.ºCiclo)

Nesta atividade vamos construir uma cidade fora da caixa! Os participantes recebem uma caixa surpresa, repleta de materiais, com imaginação e trabalho, desenho, e algum corta e cola poderão transformá-la numa casa, num jardim, numa praça, num pequeno ou grande edifício, numa ponte, num estádio, ou numa estação de metro. No final, sobre um grande mapa, edificamos uma cidade em conjunto.
 

A Cara das Casas

Oficina Nº Participantes min 8 – máx 16

Preço: 5 €

Duração: 1h30

Local: Sala de Ensaios Teatro Rivoli

Datas e horários: dia 3 de fevereiro das 10h00-11h30 e 14h-15h30

Tal como a nossa cara é o reflexo do nosso interior, também as casas têm caras que nos podem, melhor ou pior deixar antever o que se passa dentro delas. Nesta oficina dinâmica vamos observar uma enorme variedade de fachadas de casas e pensar que personalidade e sentimentos podemos encontrar no seu espaço interior. No final, tentaremos produzir casas com caras em forma de máscara.

 

3ª EDIÇÃO DO INDIEJÚNIOR ALLIANZ

Durante seis dias, o IndieJúnior Allianz vai ocupar a cidade do Porto com um festival que vai ser alargado para 43 sessões de cinema e, entre as novidades deste ano, consta o Cinema de Colo para a primeira experiência com bebés, com filmes sobre animais. Destinada a crianças com menos de três anos, a primeira sessão do Cinema de Colo é no sábado, dia 2 de fevereiro, pelas 10h30, repete às 11h15 e às 12h00, e no domingo nos mesmos horários. As entradas são gratuitas mediante levantamento de bilhete no local e no próprio dia da sessão.

Esta edição tem como ponto de partida o tema “O lugar”. O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com quase 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país, e que são avaliados pelos três júris (oficial, escolas e público) que atribuem o palmarés do festival. Vários dos filmes a concurso foram selecionados por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, que participaram na iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto e que envolveu alunos de quatro escolas da cidade (do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário).

Mantém-se a secção “O Meu Primeiro Filme”, contando com três convidados da cidade do Porto para escolher o filme mais marcante da sua infância. Este ano, foram convidadas pessoas que de alguma forma se relacionam com o tema desta edição. São elas Álvaro Domingues, geógrafo e professor universitário, Filipa Fróis Almeida, arquiteta que faz também parte do coletivo FAHR 021.3, que cria entre outras coisas, esculturas efémeras nas cidades, e Luísa Sequeira, jornalista, realizadora e programadora de cinema. Cada um deles apresentará a sua sessão, contando e partilhando as suas primeiras memórias do cinema com o público mais jovem.