2ª EXPOSIÇÃO DO CICLO “JOVENS ARQUITECTOS PREMIADOS – PAULO FREITAS E MARIA JOÃO MARQUES

 

Continua patente na CASA DA ARQUITECTURA a 2ª exposição do Ciclo “Jovens Arquitectos Premiados” dedicada ao projecto “Reabilitação de uma moradia unifamiliar no centro histórico da cidade do Porto” distinguido com a Medalha de Ouro na Bienal de Arquitectura de Miami Beach 2009 na categoria “Interior Design/Residential” dos arquitectos, Paulo Freitas e Maria João Marques.

A exposição é composta por desenhos técnicos, fotografias (obra e finais), maqueta construtiva e um breve vídeo que simboliza a relação intrínseca entre interior da casa e a paisagem envolvente.

 “Intervir numa estrutura existente implica a compreensão do seu contexto e da sua especificidade. Significa assimilar a sua geometria e lógica construtiva, a história da sua mutação e capacidade de transformação. Intervir numa pré-existência é o momento de construir uma camada temporal que se junta a tantas outras já sobrepostas, justapostas, contraditórias, que encontram sentido num equilíbrio entre a necessidade temporal e a disponibilidade de meios.

 As casas velhas do centro têm uma capacidade extraordinária de se reinventarem. Salas transformadas em quartos, quartos transformados em casas inteiras, todos os espaços são reutilizáveis e vividos de uma forma intensa. Apesar deste carácter efémero, nada é deixado ao acaso. Em cada espaço estão presentes os sinais do uso que lhes é conferido.

Este modo informal de habitar contagiou a nossa forma de conceber uma ideia de vivência, materializada num esquema aberto, fluido, sem grandes compartimentações ou transições espaciais. Criámos um sistema intermitente de habitar, usufruir o espaço, produzir trabalho, misturar tudo.”

Paulo Freitas e Maria João Marques
 

Curriculum dos autores:

Paulo Freitas [FAUP 1994] e Maria João Marques [FAUP 1998] trabalham juntos desde 1998. Desde então, têm desenvolvido trabalhos da sua autoria e em co-autoria com diversos arquitectos nas áreas de Arquitectura, Design, Projectos Expositivos e Levantamentos Arquitectónicos.

Os seus trabalhos foram já premiados nacional e internacionalmente e publicados em livros e revistas da especialidade em Portugal e no estrangeiro.

Destaca-se a Medalha de Ouro na Bienal de Arquitectura de Miami + Beach 2009 na categoria “Interior Design|Residential” com a reabilitação de uma moradia unifamiliar no centro histórico da cidade do Porto, e a Medalha de Ouro na Bienal de Arquitectura de Miami + Beach 2009 na categoria “Restoration” com a reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório do Mosteiro de Tibães, Mire de Tibães, Braga [em colaboração com Arq. João Carlos Santos, IGESPAR].

 

Exposição patente até 30 de Outubro.

ENTRADA LIVRE.

Terça a Sábado das 10h00 às 12h30 e das 15h às 18h30.

Visitas para grupos superiores a 10 pessoas por marcação: visitas@casadaarquitectura.pt

Fotografias do projecto: Luís Ferreira Alves