Conferência OUTSIDE JOB_29 Out’16, Porto, Casa das Artes | ESGOTADO

outside_int

OUTSIDE JOB
Reporting Design Process Overseas
A diáspora da Arquitetura Portuguesa

Casa das Artes, Porto
29 de outubro 2016

CASA DA ARQUITECTURA reúne arquitetos da diáspora.

Ouvir os arquitetos portugueses que trabalham em alguns dos maiores gabinetes, escolas e revistas de arquitetura do mundo e conhecer os respetivos percursos, métodos e projetos é o objetivo do ciclo de conferências Outside Job – Reporting Design Process Overseas / A diáspora da Arquitectura Portuguesa”, que decorrerá no próximo dia 29 de outubro, na Casa das Artes, Porto.

Organizada pela Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura e comissariada pelo arquiteto Diogo Brito, a iniciativa deverá ainda dar origem a uma publicação que partilhará as diferentes metodologias de trabalho apresentadas pelos participantes, assumindo-se como uma ferramenta auxiliar do trabalho dos arquitetos.

A iniciativa tem um valor acrescentado pelo fato de permitir entender o processo criativo e a metodologia de produção de diferentes estruturas/escritórios de arquitetura com escalas e contextos de produção distintos, e ainda possibilitar que os jovens arquitetos percebam quais as ferramentas e os métodos de trabalho que necessitam de dominar para serem capazes de competir no mercado global”, sintetiza o diretor executivo da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, Nuno Sampaio.

De Tóquio a Nova Iorque, de Londres a Halifax, passando por Basileia ou Copenhaga, há arquitetos portugueses a liderar alguns dos mais importantes escritórios e projetos do mundo. Nomes como os de Diogo Burnay, diretor da Dalhousie School of Architecture de Halifax, Rita Topa, diretora de projeto do gabinete de Kengo Kuma, de Tóquio, Nuno Ravara, sócio da Herzog & de Meuron de Basileia, ou Diogo Bleck, parceiro da londrina Foster & Partners explicarão os métodos de trabalho daqueles conceituados gabinetes, centrando-se mais no processo do que no resultado final (ver programa completo).

Num momento em que a internacionalização surge como a saída mais óbvia para um número crescente de arquitetos, o encontro pretende ainda combater o anátema que impende sobre os arquitetos forçados a emigrar. “Temos em Portugal uma mão-de-obra altamente qualificada em sub-rendimento. O que precisamos, porventura, é de extinguir uma lógica individualista, muitas vezes circunscrita, e procurarmos associar-nos numa cadeia de valor acrescentado para explorarmos o nosso perfil”, considera Diogo Brito, comissário do ciclo “Outside Job”.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Cultura e com o apoio da Otiima, da Innovus, da revista AMAG e da Ordem dos Arquitectos.

A participação na conferência exige inscrição prévia e terá um custo de 7€ (5€ para as primeiras 100 inscrições).

As inscrições deverão ser efetuadas através   do formulário disponibilizado nesta página, sendo obrigatório anexar o comprovativo de pagamento para a sua submissão.

PROGRAMA:

09H30 . RECEÇÃO PARTICIPANTES

10H00 . ABERTURA
António Ponte . Diretor DRCN
Diogo Brito . Comissário
Nuno Sampaio . Diretor Executivo CA

10H30 .  Nuno Ravara
Herzog & De Meuron, Associado
Basileia

11H00 . João Barroso
Adjaye Associates, Diretor de Projetos
Londres

11H30 . Rita Topa
Kengo Kuma & Associates, Diretora de Projetos
Toquio

12H30 . LUNCH BREAK

14H30 . Sergio Rebelo
Fernando Romero Enterprise, Sócio e Diretor
Nova Iorque

15H00 . Diogo Bleck
Foster + Partners, Sócio Associado
Londres

15H30 . Filipe Taboada
Steven Holl Architects, Associado
Nova Iorque

16H30 . COFFEE BREAK

17H00 . Francisco Marques
John Pawson Architects, Diretor de Projetos
Londres

17H30 . Joana Rocha Sá Lima
Conditions Magazine, Fundadora e Editora
Oslo

18H00 . João Albuquerque
Bjarke Ingels Group, Associado
Copenhaga

18H30 . DEBATE
Diogo Burnay
Dalhousie School of Architecture, Diretor
Halifax

19H30 . ENCERRAMENTO

 

INSCRIÇÕES OUTSIDE JOB
INSCRIÇÕES ONLINE ATÉ 26 OUTUBRO, 12H00

CONFERÊNCIA ESGOTADA

CLOSE
CLOSE