Mais Eventos

CURSO DE GONÇALO M. TAVARES SOBRE “ESCRITA E IMAGINAÇÃO” NA CASA DA ARQUITECTURA

O escritor Gonçalo M. Tavares vai orientar um curso sobre “Escrita e Imaginação”, a partir dos livros “Breves Notas sobre Literatura Bloom” e “Senhor Valery”, na Casa da Arquitectura, no domingo, 9 de dezembro, entre as 14h00 e as 17h00 (3 horas).

 

O curso parte dos dois livros referidos,”Breves Notas Sobre Literatura Bloom” e “Senhor Valery”, para fazer exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem e da imaginação, tais como:

 

. Conceito de erro. Erro e criatividade.
. Exercícios sobre a Objectividade e subjectividade.
. Racionalidade irracionalidade.
. Exercícios sobre Acaso.
. Linguagem como base da arte.
. O Abstrato e o Concreto.
. Pensamento criativo e linguagem.
. Linguagem privada. O que é Noções de linguagem- Wittgenstein.
. Jogos de linguagem. Exercícios.
. Observação e arte.
. Reparar – o acto de reparar e a arte.
. A velocidade da observação.
. Ponto de vista.
. Escrita e identidade.

 

 

As inscrições para o curso, que custa 25€ por participante, estão abertas e podem ser dirigidas a educativo@casadaarquitectura.pt.

 

Será entregue um Certificado de Participação aos inscritos.

 

O poeta e romancista português Gonçalo Manuel Albuquerque Tavares, mais conhecido como Gonçalo M. Tavares, nasceu no ano de 1970 na cidade de Luanda, em Angola. Com o fim da guerra colonial estabeleceu-se com a família na cidade de Aveiro, onde passou a sua infância.

A sua primeira obra foi publicada em 2001.

Recebeu os mais importantes Prémios em Língua portuguesa como: o Prémio José Saramago, o Prémio LER/Millennium BCP; o Prémio Branquinho da Fonseca, o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco”.

Os seus livros deram origem a peças de teatro, objectos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc. Estão em curso cerca de 220 traduções distribuídas por quarenta e cinco países.

O romance “Jerusalém” foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”.

 

Curso “Escrita e imaginação” com o escritor Gonçalo M. Tavares
A partir dos livros ” Breves Notas Sobre Literatura-Bloom” e “Senhor Valery”
Casa da Arquitectura
9 de Dezembro, entre as 14h00 e as 17h00 (3 horas)
25€ por participante
Inscrições: educativo@casadaarquitectura.pt