Mais Eventos

DEBATE “HUMANIDADES” ABRE CICLO PLURAL NA CASA DA ARQUITECTURA A 30 DE OUTUBRO

Vai decorrer no dia 30 de outubro, às 18h00, na Casa da Arquitectura, o primeiro debate, intitulado “Humanidades” do Ciclo Plural, que visa debater a arquitetura a partir de uma visão alargada e interdisciplinar, convocando várias áreas do saber. A entrada é livre.

 

A Conversa assenta numa parceria entre a Casa da Arquitectura e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e vai contar com a participação de Justino Magalhães, Maria de Lurdes Rodrigues, Mendo Castro Henriques, Paula Torgal e Pedro Teixeira, e será moderada por Sandra Pereira (RTP).

 

Este segundo momento de reflexão e difusão está incorporado no projeto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no CEAU.

 

Sob a coordenação de André Santos, o projeto tem como pano de fundo a transformação arquitetónica dos edifícios escolares, intervencionados ao abrigo do Programa da Parque Escolar, E.P.E., constituído por um universo de 74 escolas localizadas a “norte” do país.

 

Na perspetiva de revisitar e debater a importância da reabilitação arquitetónica nas escolas secundárias, pretende-se promover um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitetura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais.

 

O arquiteto Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitectura, fará a introdução à sessão e o coordenador André Santos apresentará o projeto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objetivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Humanidades.

 

Patrocínio: Forbo-Revestimentos, SA

Parceiro Media: ROOF – An In & Out Magazine

Apoios: Personal TravelD’Oliva

Apoios Institucionais: Ministério da EducaçãoParque Escolar, E.P.E.Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo NacionalOrdem dos Arquitectos – Secção Regional Norte

 

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

 

O Ciclo de Conversas Plural vai decorrer até janeiro 2020 e conta ainda com as seguintes atividades:

#01 Conversa Humanidades
30 de Outubro de 2019 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Forbo-Revestimentos, SA

#02 Conversa Artes
27 de Novembro 2019 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Sapa Building System Portugal

#03 Conversa Tecnologias
29 de Janeiro de 2020 (Quarta-feira), 18h00
Patrocínio: Tintas Robbialac S.A.

 

Mais informação em Ciclo de Conferências, Ciclo de Conversas, Exposição, Livro | ESCOLAS: Complexidade e Interpretação