DOCUMENTÁRIO “TUDO É PROJETO” VAI PRÉ-ESTREAR NO BRASIL

O documentário “Tudo é Projeto”, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, produzido com o apoio da Casa da Arquitectura, vai ter pré-estreia brasileira na mostra Itinerários Únicos, da Premiére Brasil, no Festival do Rio, no dia 10 de outubro.

 

Depois da pré-estreia em Portugal na Casa das Artes do Porto no passado mês de Maio, é a vez do público brasileiro conhecer o quotidiano, as obras e a trajetória do arquiteto capixaba que é considerado um dos profissionais mais importantes da atualidade. A partir do olhar e das entrevistas da filha, Joana Mendes da Rocha, que divide a direção da longa-metragem com Patricia Rubano, “Tudo é Projeto” apresenta as ideias e as opiniões, por vezes consideradas polémicas, sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica do profissional de quase 90 anos de idade.

 

Autor de obras no Brasil e no exterior, Paulo Mendes da Rocha coleciona medalhas, tí­tulos e prémios, entre os quais o Prémio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Pelo trabalho realizado em Portugal, o profissional recebeu a Medalha de Mérito Cultural, uma condecoração civil portuguesa que se destina a distinguir indiví­duos ou grupos, nacionais ou estrangeiros, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural. Para Paulo Mendes da Rocha “uma cidade, antes de mais nada, é uma construção”.

 

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual do Brasil (PRODAV 06/2013), a longa-metragem “Tudo é Projeto” foi produzida em exclusivo para o Curta! pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura e coprodução da Opa!. Além da exibição no Festival do Rio, ainda em outubro, “Tudo é Projeto” será exibido em diversos festivais europeus: Archictecture Film Festival Rotterdam (05/10), Lund International Archictecture Film Festival (07/10) e Arquiteturas Filme Festival em Lisboa. Na televisão brasileira, o documentário terá estreia exclusiva no Curta! no dia 14 de novembro, às 22h.

 

Trailer oficial do documentário aqui

CLOSE
CLOSE