Duas margens, outro andar e outro olhar: Ribeira do Porto e Gaia_VISITA GUIADA_1 MAIO 2013

 

PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Duas margens, outro andar e outro olhar: Ribeira do Porto e Gaia
1 maio 2013, quarta (feriado), das 9h00 às 14h00

O próximo Percurso pela Arquitetura Contemporânea, iniciativa conjunta CASA DA ARQUITECTURA e CULTOUR, terá lugar no dia 1 de maio. Oferece o Douro e a cidade sob diversos pontos de vista e velocidades.

Começaremos por descer até à Ribeira pelo Funicular dos Guindais para nos deliciarmos, durante os três minutos da viagem, com o casario da margem de Gaia pontuado pela elegância do Mosteiro da Serra do Pilar, ou para experimentar o mergulho a pique nas escarpas do Douro. Visão contrária teremos na margem oposta, ao subirmos de teleférico para o Mosteiro. Aí, despegados do solo, o rio e a cidade desvendam-se em todo o esplendor.

Estas viagens serão acompanhadas pelos autores das obras, Adalberto Dias, no caso dos Guindais e Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, no teleférico. À experiência vivencial juntar-se-á o conhecimento da génese e a explicitação do conceito destas obras, o que lhes dará mais sentido.

Segue-se depois um passeio a pé até à Afurada na companhia da arquiteta Cecília Delgado que, tendo sido responsável pelo gabinete Polis na cidade de Gaia, dedicou a este programa a sua tese de doutoramento. Será uma visita orientada por quem conhece por dentro os processos de regeneração urbana com base numa visão informada e crítica sobre o modo de fazer cidade e, mais ainda, sobre o modo como nela e dela participamos.

Programa:

09h00 – Ponto de Encontro (Porto, Rua Augusto Rosa)
09h15 – Funicular dos Guindais (com o autor Adalberto Dias)
10h30 – Teleférico de Gaia (com os autores Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos)
11h45 – Pausa para café
12h15 – Percurso a pé até à Afurada: Armazéns de Aprestos, obras de requalificação do espaço público e Lavadouros (com a arquiteta Cecília Delgado)
14h00 – Fim da Visita*

*Nota: Apesar de a visita terminar às 14h00 informa-se que a Afurada é um espaço muito acolhedor e rico que justifica o prolongamento da visita para a tarde, neste caso a título individual. Recomenda-se o regresso atravessando o rio de barco na Afurada para o Porto e depois usando o elétrico até ao Infante.

Organização: CASA DA ARQUITECTURA e CULTOUR
Apoio: Teleférico de Gaia
Apoio à divulgação: OASRN


Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:

Nº máximo de participantes: 40 pessoas
Nº mínimo de participantes: 30 pessoas

Preço por pessoa: 15€ (viagens no Funicular dos Guindais e Teleférico de Gaia incluídas; seguro de acidentes pessoais não incluído)

Inscrições: até 26 de abril através do preenchimento do formulário que encontra em baixo. Inscrição válida após pagamento.

Formas de Pagamento:

– na CASA DA ARQUITECTURA;
– por transferência bancária para o NIB 0010 0000 41920680001 75 (envio do comprovativo para visitas@casadaarquitectura.pt)

Ponto de Encontro: Porto, Rua Augusto Rosa (Batalha, junto à Univ. Lusófona), às 9h00.
 

CRÉDITOS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS: 3 créditos.


Para mais informações: visitas@casadaarquitectura.pt ou  +351 22 240 46 64

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

Já atingimos o número máximo de inscrições, no entanto, caso mantenha o seu interesse na visita poderá enviar-nos um e-mail para visitas@casadaarquitectura.pt e ficar em lista de espera.

No e-mail deverá indicar: nome, data de nascimento, morada, NIF, BI, telemóvel, e-mail, profissão e se pretende ou não certificado de presença.