Eduardo Souto Moura assina contrato de depósito com a CASA DA ARQUITECTURA e Câmara Municipal de Matosinhos_21 Fev.2015

 

Eduardo Souto Moura por contrato de depósito entregou à CASA DA ARQUITECTURA e Câmara Municipal de Matosinhos uma vasta coleção de 402 maquetas de estudo representativas da sua obra e percurso.

O contrato foi formalizado a 21 de fevereiro, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca em Matosinhos.

Esta coleção de maquetas de estudo tem um valor único. Estão representadas nesta coleção mais de 190 obras: Metro do Porto, Torre do Burgo, Casa do Cinema, Marginal e Casas Pátio em Matosinhos, Museu Paula Rego, Espaço Miguel Torga, entre muitas outras. São maquetas de estudo, diversas no seu material, escala de representação e método de execução. O seu estudo potenciará a compreensão da evolução de cada um dos projetos representados, desde a implantação à execução do detalhe em obra. São testemunhos de um percurso, de um método de trabalho, da importância da maqueta enquanto ferramenta de trabalho na conceção do projeto de arquitetura.

A entrega de mais uma parte significativa do acervo de Eduardo Souto Moura vem dar continuidade à relação já existente entre as partes. Ao cuidado da CASA DA ARQUITECTURA e da Câmara Municipal de Matosinhos estava já a coleção “Temi di Projetti”, entre outros elementos, constituída por 21 maquetas de apresentação, 10 maquetas de estudo e cerca de 75 painéis com fotografias de Luís Ferreira Alves e esquissos originais. Parte desta coleção é cedida regularmente para exposições nacionais e internacionais.

Com este contrato a CASA DA ARQUITECTURA vê reforçada a sua missão de salvaguarda e promoção do património arquitetónico. A coleção agora entregue por Eduardo Souto Moura ficará à disposição da CASA DA ARQUITECTURA para que esta o exiba e utilize nas suas futuras instalações ou em outras a indicar. Até ao momento em que a CASA DA ARQUITECTURA possua instalações próprias com condições para acolher a coleção, a Câmara Municipal de Matosinhos ficará responsável pela cedência de um espaço adequado ao seu depósito.

A CASA DA ARQUITECTURA estará até 2017 instalada no antigo espaço da Real Vinícola por cedência da Câmara Municipal de Matosinhos numa área com cerca de 4700 m2. A partir deste momento irá dispor de condições únicas para acolher, tratar, divulgar e expor os espólios dos arquitetos portugueses.

 

Recortes de Imprensa:

 

Fotografia de Juan Rodriguez

 

 

 

 

 

CLOSE
CLOSE