Mais Eventos

SESSÃO EXCLUSIVA NO PORTO DO FILME “VILANOVA ARTIGAS – O ARQUITETO E A LUZ”

Dia 7 de setembro, às 21h. Entrada gratuita sujeita à lotação da sala

 

A Casa da Arquitectura apresenta, no próximo dia 7 de setembro, às 21h, na Casa das Artes no Porto, o documentário “Vilanova Artigas – O Arquiteto e a Luz” de Laura Artigas e Pedro Gorsky. À exibição do filme segue-se uma conversa com dois netos do arquiteto brasileiro, Laura Artigas, a realizadora e Marco Artigas, também arquiteto, moderada pelo Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura, arq. Nuno Sampaio. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da sala.

 

A sessão tem o apoio da Casa das Artes (N 41º15’62808’’ | W 8º64’38488.17’’) e da Direção Regional de Cultura do Norte.

 

O documentário estreou em 2015, ano das comemorações do centenário de Vilanova Artigas no Brasil e foi o vencedor na categoria Lusofonia, filmes de língua portuguesa, da terceira edição do Arquiteturas Film Festival.

 

O documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz” segue a trajetória do icónico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Entre lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é contada neste filme escrito e dirigido por Laura Artigas, neta do arquiteto. O documentário tem codireção de Pedro Gorski e produção de Gal Buitoni e Luiz Ferraz, da Olé Produções.

 

Num estúdio que funciona como sala de estar, “familiares, amigos, alunos e colaboradores relembram os fatos e as sensações provocadas pela convivência com Vilanova Artigas. A sua filha Rosa Artigas conduz a história, com ajuda dos ex-assistentes Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo de Melo Saraiva, dos ex-alunos Ruy Ohtake e Jon Maitrejan, dos amigos Juca de Oliveira e Arménio Guedes, do cliente Juvenal Juvêncio, entre outros narradores da história”, explica a sinopse do filme.

 

As entrevistas são “intercaladas por passeios em algumas de suas obras mais reconhecidas. São elas: as residências do arquiteto no bairro do Campo Belo, o Edifí­cio Louveira, o Estádio do Morumbi, o edifí­cio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães (CECAP – Guarulhos) e a Rodoviária da Cidade de Jaú, no interior de São Paulo. Estas construções continuam de pé e no filme são apresentadas sob a ótica dos seus frequentadores. O serralheiro Ezequiel apresenta as janelas dos Edifí­cio Louveira, em Higienápolis; Raí­, o ex-jogador do São Paulo e um torcedor, apresentam o Estádio do Morumbi. Os alunos da FAU-USP comentam a experiência de estudar no prédio. “Nardo”, o experiente mestre de obras, relembra a construção da rodoviária de Jaú”.

 

Laura Artigas, argumentista e realizadora

Jornalista formada pela PUC-SP e argumentista pelo curso “Escribir Cine”, ambos em Buenos Aires. Atua como argumentista e pesquisadora desde 2007, tendo colaborado com projetos para os canais GNT/ Globosat, Band, TNT e Discovery, além de criar roteiros para ví­deos institucionais e desenvolver projetos de programas de televisão. Como jornalista, criou um dos primeiros blogs de moda do Brasil, o modapraler.com e publicou textos em publicações como Folha de S. Paulo, Trip, Elle, Marie Claire, Harper’s Bazaar, Brasileiros e Vogue. O documentário “Vilanova Artigas – O arquiteto e a luz”, sobre o seu avô, é a sua primeira obra como realizadora de uma longa-metragem.

 

Pedro Gorski, realizador

Diretor de documentários e programas de TV, já trabalhou para canais como A&E, GNT, TNT, Discovery Channel, Biography Channel, TV Cultura, TV Futura, entre outros. Como produtor executivo trabalhou para canais como MTV, Al Jazeera e Cartoon Network. Também dirigiu curtas-metragens exibidas e premiadas em diversos festivais. “Vilanova Artigas – o arquiteto e a luz” é a sua primeira longa metragem.

 

Ficha técnica

Escrito por Laura Artigas

Realização: Laura Artigas e Pedro Gorski

Produção: Gal Buitoni e Luiz Ferraz / Olé Produções

Produção Executiva: Gal Buitoni

Consultoria de criação: Marcelo Machado

Montagem: Fernando Honesko

Montagem do trailer: Denis Marcondes

Coordenação de pesquisa: Rosa Artigas

Pesquisa de arquivo: Camila Camargo

Direção de fotografia e câmera: Zé Mario Fontoura

Direção de Arte: Ricardo Fernandes

Trilha sonora e som: Guilherme e Gustavo Garbato – Casa da Sogra Soluções Sonoras

Pós-produção: Quanta Post

 

Mais informação: www.vilanovaartigas.com

CLOSE
CLOSE