EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO PROJETO “PONTOS DE REFERÊNCIA” INTEGRADO NO 5º ANIVERSÁRIO DA CASA DA ARQUITECTURA_25 JULHO 2014

 

25 JULHO 2014, 21H30
CASA DA ARQUITECTURA

EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO PROJETO “PONTOS DE REFERÊNCIA”
FESTA DO 5º ANIVERSÁRIO DA CASA DA ARQUITECTURA

No dia 25 de julho terá lugar a comemoração do 5º aniversário da CASA DA ARQUITECTURA.

A esta comemoração estará associado o primeiro momento de exposição pública do projeto “Pontos de Referência: cartografia crítica da arquitectura contemporânea pelo território português”: um debate com Álvaro Domingues, Teresa Novais e Jorge Carvalho (ANC), Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (Menos é Mais), Luís Santiago Baptista e Pedro Baía (Moderadores), em torno da relação da arquitetura contemporânea com a geografia e identidade do Vale do Douro.

PROGRAMA:

PONTOS DE REFERÊNCIA

16H00 – Workshop
21H30 – Debate

Oradores:
Álvaro Domingues
Teresa Novais e Jorge Carvalho (ANC)
Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campo (Menos é Mais)
Luís Santiago Baptista e Pedro Baía (Moderadores)

23H30 – FESTA DE ANIVERSÁRIO

A exposição dos vídeos relativos ao projeto “Pontos de Referência” estará em exibição na CASA DA ARQUITECTURA até 14 de agosto.
Terça a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
ENTRADA LIVRE

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PONTOS DE REFERÊNCIA:
CARTOGRAFIA CRÍTICA DA
ARQUITECTURA CONTEMPORÂNEA
PELO TERRITÓRIO PORTUGUÊS

O projeto “Pontos de Referência” propõe uma cartografia crítica da arquitetura contemporânea pelo território português. Através de um conjunto de obras selecionadas pelos curadores Luís Santiago Baptista, Pedro Baía e Pedro Campos Costa, o projeto apresenta três abordagens curatoriais segundo uma estratégia de divulgação cultural onde a arquitetura constitui um instrumento ativo de compreensão e atuação no território. Nesse sentido, o projeto contribui para a construção dinâmica de um mapeamento da arquitetura portuguesa contemporânea, com base num arquivo em aberto de obras de referência integradas num contexto territorial e paisagístico específico, de acordo com uma leitura da sua realidade económica, social e cultural.

 O projeto “Pontos de Referência” foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes.

WORKSHOP PONTOS DE REFERÊNCIA

Entre julho e setembro, o projeto “Pontos de Referência” terá lugar em Matosinhos, Viseu, Évora, Mogadouro e Almada, através da exposição dos vídeos das obras selecionadas e da realização de debates e workshops.

 No âmbito dos workshops que se realizarão nos dias dos debates, convoca-se a participação de todos os interessados a partir da apresentação de um portefólio de cinco fotografias acompanhado de um pequeno texto que explicite a abordagem adoptada a partir de uma reflexão crítica sobre as intervenções contemporâneas no território português. Os portefólios serão apresentados individualmente pelo autor e discutidos coletivamente com a equipa curatorial nos cinco workshops a realizar ao longo dos dois meses.

A apresentação de portefólios deverá ser feita através do envio das cinco imagens e do texto de apresentação em formato pdf (máximo 10MB) para o seguinte endereço: p.pontosdereferencia@gmail.com. No corpo do e-mail deverá constar a inscrição individual para participação num dos cinco workshops agendados, com a indicação do nome, idade, profissão e contacto telefónico. O prazo limite de entrega de portefólios é o dia anterior à realização do respectivo workshop.

Os melhores trabalhos apresentados serão futuramente tornados públicos no sítio do projecto: www.pontosdereferencia.pt.

 

Para mais informações:

www.pontosdereferencia.pt
www.facebook.com/casadaarquitectura.pt