FILME “TUDO É PROJETO” NOS FESTIVAIS EUROPEUS DE CINEMA

Filme integra a programação do Arquiteturas Film Festival em outubro

O filme “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano sobre a vida e obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi selecionado para vários festivais de cinema europeus a acontecer ainda este ano.

 

O documentário sobre Paulo Mendes da Rocha vai integrar a seleção de filmes em competição na 5ª edição do Arquiteturas Film Festival, a decorrer entre 11 e 15 de outubro em Lisboa. Antes disso, passa pelo Architecture Film Festival de Roterdão, que decorre de 4 a 8 de outubro próximo naquela cidade holandesa. O filme sobre o arquiteto brasileiro foi ainda selecionado para o Lund International Architecture Film Festival, que tem lugar de 5 a 8 de outubro naquela cidade sueca.

 

O filme de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano viaja de seguida até Milão, para integrar a lista de filmes a concurso no Milano Design Film Festival de 19 a 22 de outubro.

 

“Tudo é Projeto” é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha, contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas ideias e opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

 

“Tudo é Projeto” será parte integrante do acervo da CASA DA ARQUITECTURA. O filme teve uma estreia exclusiva em sessão única no passado dia 22 de maio na Casa das Artes, no Porto.

 

Com formação em cinema pela ECA USP, Joana Mendes da Rocha trabalha desde 1991 na área do audiovisual. Produtora de set da longa “A Causa Secreta de Sérgio Bianchi” foi coordenadora de produção na MTV Brasil de 1994 a 2000 e diretora de produção do programa “GNT Fashion” do canal GN. Foi assistente de direção do programa “Tabu” do National Geographic Channel e “Até que a Morte Nos Separe” do canal A&E. Em 2015, dirigiu o programa “Cozinha Prática” do canal GNT. Atualmente é diretora freelancer e dirige o reality “Um Dia de Chef” para o canal Food Network. “Tudo é Projeto” é a sua primeira longa-metragem como diretora.

 

Patricia Rubano é diretora de séries documentais e programas de TV. Dirigiu a série “Tabu” do National Geographic Channel além da série documental Cultura Pop Brasileira do canal Warner. No GNT dirigiu vários programas entre eles “Vamos Combinar Seu Estilo”, “Confissões do Apocalipse”, “Happy Hour” e “GNT Fashion”. Atualmente é diretora do programa “Saia Justa” também do canal GNT. “Tudo é Projeto” é a sua primeira longa-metragem como diretora.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano

Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez

Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz

Montagem: Selma Perez

Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann

Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marí­lia Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola

Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato

Som direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu

Edição de som e mixagem: Garbato Bros

Design Gráfico: Nadezhda Mendes da Rocha

Finalização e pós-produção: Quanta Post

Produção: Olá Produções

Co-Produção: Opa!

CLOSE
CLOSE