INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES CDAS-CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO ÁLVARO SIZA E ACA-ASSOCIAÇÃO CASA DA ARQUITECTURA – junho 2009

 

No contexto da inauguração das instalações do CDAS e da ACA, destacamos alguns excertos de artigos publicados. Poderá conhecer o artigo na íntegra clicando sobre a fonte da notícia.

 

“Centro de Documentação Álvaro Siza”

“O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, esteve presente na cerimónia de inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza, que teve lugar em Matosinhos, no dia 25 de Junho.”

[…]

“A criação do Centro de Documentação sobre a obra e a pessoa do arquitecto tem por objectivo…”

in “Portal da Cultura” , 25 de Junho 2009

 

“Matosinhos: Guilherme Pinto estima que Casa da Arquitectura será uma realidade dentro de três anos”

“O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, disse hoje à agência Lusa que a inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza ‘é um primeiro passo para a futura Casa da Arquitectura’, que espera ver concluída dentro de três anos.”

[…]

“A entidade responsável pela gestão do Centro de Documentação Álvaro Siza e da futura Fundação Casa da Arquitectura é a Associação Casa da Arquitectura (ACA), instituição sem fins lucrativos com sede em Matosinhos. Entre as várias competências, a ACA terá que captar novos parceiros, promover e divulgar o espólio, organizar actividades lúdicas, culturais, turísticas e sociais.”

in “Expresso”, 25 de Junho 2009

 

“Inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza”

“A criação deste espaço sobre a obra e pessoa de Siza Vieira tem por objectivo a sistematização de toda a informação disponível, nos seus diferentes suportes (centenas de esquissos, maquetas e outra documentação do arquitecto) cuja procura pelos estudantes de arquitectura obrigou a redimensionar o centro de documentação.”

[…]

“A Casa da Arquitectura não será apenas um projecto municipal ‘porque só faz sentido se for de dimensão nacional’ salientou Guilherme Pinto que afirmou, ainda, esperar pelos fundos do QREN desafiando o Governo a ver no apoio à construção da Casa da Arquitectura ‘um acto de cultura, mas também de pura estratégia económica’.”

in “Notícias – C.M. Matosinhos”, 25 de Junho de 2009


“Centro de Documentação Álvaro Siza. O dia em que o Rei faz anos”

“Obra inaugurada na presença do arquitecto e no seu aniversário. Imóvel acolhe a sede provisória da Casa da Arquitectura. No dia em que completou 76 anos, Álvaro Siza Vieira regressou a casa. À casa onde viveu parte da sua vida, com a sua família, e que foi transformada em Centro de Documentação.”

[…]

“O Centro de Documentação Álvaro Siza acolherá provisoriamente a sede da futura Casa da Arquitectura. Recorde-se que o projecto é da autoria do próprio Siza Vieira.”

in “Matosinhos Hoje Online”, 1 de Julho de 2009

 


“Inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza – Matosinhos”

“O Ministro da Cultura, Dr. Pinto Ribeiro, o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Arquitecto Siza Vieira, inauguraram dia 25 de Junho, pelas 18h00, o Centro de Documentação Álvaro Siza, na Rua Roberto Ivens, 582, em Matosinhos.”

[…]

“A Casa da família de Álvaro Siza recebe, a partir de agora, o Centro de Documentação do arquitecto, para onde será transferido todo o seu espólio. Recorde-se que o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos, pelo valor de 275 mil euros e as obras de recuperação e adaptação foram supervisionadas pelo próprio Siza Vieira, com a colaboração do Arq. Carlos Castanheira.”

in Metro News Porto”, 2 de Julho 2009