Eventos

Mais Eventos

INFINITO VÃO: EXPOSIÇÃO E ATIVIDADES MOBILIZARAM MAIS DE 33 MIL PESSOAS

A Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira” e o respetivo programa paralelo envolveram para cima de 33 mil pessoas durante os cerca de 11 meses de presença na Casa da Arquitectura.

 

O Programa Paralelo da Exposição mobilizou quase 16 mil pessoas nos 35 eventos que gerou, distribuídos entre Portugal e o Brasil, país onde se realizaram vários encontros dedicados a temáticas associadas à exposição.

 

Considerada uma das mais significativas mostras sobre arquitetura brasileira jamais realizadas, a Exposição Infinito Vão foi muito procurada por estudantes, que representaram cerca de 20% do universo de visitantes.

 

Um total de 35 por cento dos que viram a exposição eram estrangeiros, destacando-se naturalmente os brasileiros, que somaram 10 por cento dos visitantes oriundos de outros países, seguidos de perto pelos britânicos (8, 21%) e espanhóis (6,36%).

 

Depois de Portugal, a Exposição Infinito Vão prepara-se para uma itinerância até ao Brasil. A Casa da Arquitectura encontra-se em negociações para levar até ao país de origem os 90 anos de arquitetura brasileira que a mostra retrata. Constituída por 90 projetos de 136 arquitetos, a Exposição Infinito Vão agrega materiais doados à Casa da Arquitectura por 150 doadores brasileiros.

 

“A Exposição Infinito Vão é a primeira a ser extraída dos acervos da Casa durante um processo de produção que durou 3 anos e é exemplar no que toca à nossa estratégia para dar a conhecer a arquitetura ao grande público”, afirmou o Diretor-executivo, Nuno Sampaio.

 

E acrescenta: “É importante salientar como os arquitetos e a arquitetura brasileira, seja a moderna, seja a contemporânea, é merecedora de atenção não só internacional, mas também por parte da própria sociedade brasileira”.

 

Em tempo de balanço, o Diretor-executivo felicita “as equipas de Casa da Arquitectura em Portugal e no Brasil pelo trabalho de excelência desenvolvido na produção da exposição e do programa de atividades”.

 

 

(Foto José Calisto)