Mais Eventos

EXPOSIÇÃO “IRRADIAÇÕES – FABIO PENTEADO” NA CASA DA ARQUITECTURA

“Irradiações – Fabio Penteado”, exposição com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, está patente na Casa da Arquitectura até 26 de maio. Esta é a primeira exposição individual de Fabio Penteado (1929-2011) em Portugal e marca o início das celebrações dos 90 anos do arquiteto brasileiro.

 

Coorganizada com o Arquivo Fabio Penteado, são aqui apresentados cinco projetos dos anos 1960, que evidenciam a atenção do arquiteto para as dimensões coletiva e pública dos espaços.

 

 

“Irradiações” dá sequência à parceria iniciada em 2017 entre o Arquivo Fabio Penteado e a Casa da Arquitectura, que recebeu a doação de cerca de 400 itens (desenhos, fotografias e documentos) referentes ao Centro de Convivência Cultural para integrar sua Coleção Arquitetura Brasileira, um acervo com cerca de 50 mil itens que será mantido pela instituição portuguesa.

 

Parte da coleção está atualmente em exposição na Casa da Arquitectura em “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, que reúne 90 projetos da arquitetura moderna e contemporânea do país e autores como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Fabio Penteado.