Eventos

Mais Eventos

EXPOSIÇÃO “IRRADIAÇÕES – FABIO PENTEADO” INAUGURA A 23 DE FEVEREIRO NA CASA DA ARQUITECTURA

A Casa da Arquitectura inaugura no próximo dia 23 de fevereiro, às 19h30, com entrada livre, a exposição “Irradiações – Fabio Penteado” que fica patente até 26 de maio na Galeria da Casa. Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, esta é a primeira exposição individual de Fabio Penteado (1929-2011) em Portugal e marca o início das celebrações dos 90 anos do arquiteto brasileiro.

 

A CA convidou o Arquivo Fabio Penteado a coorganizar esta mostra que sucede à exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”, aberta até domingo, dia 10, e que recebeu mais de 11 mil visitantes desde a sua inauguração, a 28 de setembro último.

 

No âmbito do programa associado a esta exposição vão acontecer ainda duas conversas sobre o arquiteto brasileiro, sobre design e arquitetura, e uma visita guiada pelo curador e os designers de “Irradiações”.

 

 

22 fevereiro, 17h

ESAD

Auditório

O Design e a Arquitetura

Entrada livre

Celso Longo (BR), Daniel Trench (BR), José Bártolo (PT) / Uma conversa acerca das interseções do design gráfico com a arquitetura. Duas disciplinas que dialogam na criação da identidade visual para instituições e exibições temporárias. Em projetos de sinalização de edifícios. Na apresentação de uma mensagem visual em espaços públicos. Nas decisões de cenotecnia que são permeadas por escolhas gráficas.
Celebrando a exposição “Irradiações – Fabio Penteado” na Casa da Arquitectura, os designers Celso Longo e Daniel Trench conversarão com José Bártolo, discutindo acerca de aproximações e diferenciações de suas práticas sediadas a uma distância de um oceano.

 


23 fevereiro, 18h

Casa da Arquitectura

Espaço Tanoaria

Conversa Fabio Penteado

Entrada Livre

Elisabete França (BR), Paulo Markun (BR), Francesco Perrotta-Bosch (BR) / Quem foi Fabio Penteado? Um intelectual que projetava, escrevia, lecionava, atuava politicamente e, principalmente, reunia um grande grupo de interlocutores na arquitetura paulista que claramente se influenciaram pelas suas ideias. O arquiteto interessado em grandes edifícios públicos para as multidões. Foi um homem de posições contundentes e um modus operandi muito particular. Celebrando a abertura da exposição “Irradiações – Fabio Penteado”, o curador Francesco Perrotta-Bosch conversa com dois amigos do arquiteto: a urbanista Elisabete França e o jornalista Paulo Markun.

 

 

24 fevereiro, 11h00

Galeria da Casa

Visita Curador e Designers

Exposição Irradiações – Fabio Penteado

Entrada Livre 

Francesco Perrotta-Bosch (BR), Celso Longo (BR) e Daniel Trench (BR).