GUIA DE ARQUITECTURA Espaços e Edifícios Reabilitados

 

GUIA DE ARQUITECTURA Espaços e Edifícios Reabilitados da autoria de Nuno Campos e Patrícia Matos

 
 
 
Apresentação do livro:
 

Este livro apresenta as mais interessantes obras de reabilitação realizadas em Portugal a partir de 1974 até 2012 (cerca de 150 obras).
Contém a maioria das obras de reabilitação dos dois vencedores portugueses do prémio Pritzker de Arquitectura.

Composto por 259 páginas, a cores, pt/ing, responde de forma eficaz aos anseios de todos aqueles que gostam de visitar obras de arquitectura: um guia fiável e prático, organizado por distritos, com fotos esclarecedoras, textos de enquadramento dos autores das obras, plantas, mapas, informação sobre o tipo de visita possível e, inovando neste ponto, com: coordenadas GPS.

Os autores do Guia, os arquitectos Nuno Campos e Patrícia Matos, depois de um árduo período de pesquisa, reservaram várias semanas para viajar por Portugal, visitando e fotografando centenas de obras: “Fizemos milhares de quilómetros, ficámos a conhecer muito bem o país e a realidade da sua arquitectura. A elaboração desta obra foi fundamental, até decisiva, para a nossa formação como arquitectos. Conhecemos lugares, pessoas e obras inesperadas. Depois desta experiência, sentimos-nos ampliados. É este o desafio que lançamos a todos aqueles que decidam utilizar este Guia”.

Este livro vem na sequência do Guia de Arquitectura Norte e Centro de Portugal (editado em 2010) e do Guia de Arquitectura Sul e Ilhas de Portugal (editado em 2011), pela Traço Alternativo arquitectos associados.
O projecto Guias de Arquitectura é inovador e concilia várias ferramentas (on-line e off-line), com o intuito de fomentar e promover o Turismo Arquitectónico em Portugal.

Paralelamente à edição dos Guias em papel, foi desenvolvido um portal gratuito online www.guiasdearquitectura.com e uma aplicação para Iphone e IPAD (totalmente em inglês), disponível na Apple Store: ArchitecturalGuidePortugal

 
Mais informações em: www.guiasdearquitectura.com