Mais Eventos

Lançamento Livro | Piscina na Praia de Leça-A Pool on the Beach, 22 setembro, 18h00

 

Lançamento Livro | Piscina na Praia de Leça-A Pool on the Beach

22 de setembro . 18h00
Piscina das Marés

 

Era para ser um simples tanque de água salgada, mas o génio de Álvaro Siza Vieira transformou-o numa obra fundamental da arquitetura portuguesa. Classificada como Monumento Nacional desde 2011, a Piscina das Marés de Leça da Palmeira é agora objeto de um livro inteiro, o segundo da coleção Single da editora A+A Books, que será lançado no dia 22 de setembro, pelas 18 horas, à borda do espelho de água onde Siza aprisionou o mar.

A apresentação do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, terá a presença de Álvaro Siza Vieira.

“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira, um texto histórico-crítico de Michel Toussaint e uma análise de João Gomes da Silva sobre a intervenção na paisagem. Com fotografias de Nuno Cera, o livro traz ainda uma análise ao percurso dos banhistas a cargo de Pedro Vieira de Almeida, bem como testemunhos dos arquitetos Diogo Seixas Lopes e Manuel Aires Mateus, e um filme de Luís Urbano.

Unanimemente destacada pela importância que adquiriu no percurso criativo do então jovem arquiteto matosinhense, a Piscina das Marés, inaugurada em 1966 e propriedade da Câmara Municipal de Matosinhos, dá corpo a uma abordagem que sublinha a relação entre o artificial e o natural. O livro, refira-se, tem edição bilingue.

Cada livro da coleção Single da A+A Books é dedicado a uma só obra de arquitetura, procurando analisá-la numa perspetiva histórica e crítica, sustentada por especialista e pelo olhar de um artista. O primeiro volume da coleção, lançado em 2014, tratou o Bloco das Águas Livres, da autoria dos Arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, tendo sido selecionado para o catálogo da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014.

 

Editora
A+A Books

Mecenas exclusivo
C.M. Matosinhos

Apoio
Casa da Arquitectura
Matosinhos Sport

 

 

 

CLOSE
CLOSE