MANUEL PIZARRO DEFENDE APOIO DO ESTADO PORTUGUÊS À CASA DA ARQUITECTURA

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura recebeu dia 29 de julho a visita do Presidente da Federação Distrital do PS Porto, Manuel Pizarro, acompanhado do deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos em representação do Grupo parlamentar do Partido Socialista e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. O grupo foi recebido pelo Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, arquiteto Nuno Sampaio.

 

A visita à Casa da Arquitectura (CA) pretendeu “avaliar o atual contexto da Casa e mobilizar a intervenção do Estado Português, de modo a assegurar as condições para o funcionamento da instituição, profundamente perturbadas pela pandemia COVID-19”.

 

O Presidente da Distrital do PS Porto defendeu, na visita, “um apoio concreto do Estado Português através de um protocolo de financiamento, com efeito imediato” e que funcione “como uma solução de emergência.”

 

Manuel Pizarro defendeu, na visita, que a CA merece um apoio concreto do Estado Português através de um protocolo de financiamento, com efeito imediato e que funcione “como uma solução de emergência”. Entretanto, deve “ser desenvolvida uma solução estrutural, com a entrada do Estado como membro efetivo da Casa”. Manuel Pizarro considera que o facto de a Casa da Arquitetura se situar no distrito do Porto não pode ser motivo para que esse apoio estatal demore a ser oficializado, esperando não ter que dizer que “se a Casa da Arquitetura fosse em Lisboa esse financiamento já estaria assegurado”, lê-se na Nota de Imprensa enviada aos jornalistas.

 

O deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos anunciou que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista irá endereçar uma pergunta ao Governo sobre o apoio ao financiamento e ao desenvolvimento da Casa da Arquitetura.