Eventos

Mais Eventos

MINISTÉRIO DA CULTURA E CASA DA ARQUITECTURA ESTABELECEM PARCERIA PARA PROMOVER ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

O Ministério da Cultura e a Casa da Arquitetura (CA) vão estabelecer uma parceria para promover a arquitetura contemporânea.

 

O acordo será anunciado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, nesta sexta-feira, dia 28, às 12h30, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e tem como objetivo estimular a divulgação, conservação, estudo e acessibilidade da arquitetura contemporânea portuguesa e internacional, junto dos profissionais, estudantes e públicos.

 

O Ministério da Cultura irá apoiar as atividades desenvolvidas pela Casa da Arquitetura entre 2019 e 2020, que incluem não só o tratamento preventivo e arquivístico de acervos, espólios e coleções nacionais e internacionais, como também a promoção e divulgação pública da arquitetura e a realização de exposições, debates, conferências.

 

Nesta sexta-feira será também assinado um protocolo de parceria entre a Direção-Geral das Artes e a Casa da Arquitetura relativo ao depósito, nesta instituição cultural, do acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza.

 

O acordo tem a duração de três anos e assegura a integração nos arquivos da Casa da Arquitetura, dos materiais, estudos e conteúdos relativos ao papel da arquitetura nacional em contexto artístico internacional.

 

Este protocolo vai ser assinado pelo Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, e pelo diretor executivo da Casa da Arquitectura, arquiteto Nuno Sampaio. Ao abrigo desta parceria, está prevista a realização, em 2020, de uma exposição e de uma publicação dedicadas à presença internacional em representação no domínio da arquitetura.

 

Para o diretor executivo da Casa da Arquitectura, a “instituição tem lutado pelo reconhecimento público da arquitetura e do valor nacional e internacional dos arquitetos portugueses”. Nuno Sampaio congratula-se com “este primeiro passo de reconhecimento por parte do Estado do trabalho da instituição e da importância da Arquitetura, tal como reconhecido pelo Primeiro Ministro, António Costa, no momento da inauguração da CA, em novembro de 2017.”

 

A cerimónia vai contar ainda com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

 

A entrada é livre.