OPEN HOUSE PORTO 2016_18 E 19 JUNHO

 

ARQUITETURA DE PORTAS ABERTAS!
18-19 JUNHO’16

Para a segunda edição do Open House Porto, são cinquenta e um os edifícios que estarão de portas abertas no fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016. A seleção, da responsabilidade do comissário da iniciativa, Jorge Figueira, e do comissário-adjunto, Carlos Machado e Moura, permite consolidar o Open House Porto como uma grande festa da arquitetura do Porto, Gaia e Matosinhos.

Sendo um dos momentos mais significativos da vida cultural da região, o Open House Porto propõe em 2016 um roteiro por um conjunto de espaços que sublinham a excelência do património edificado das três cidades que compõem a Frente Atlântica do Porto. O percurso integra lugares privados de instituições reconhecidas, uma viagem por arquiteturas esquecidas e a revisitação da casa burguesa do princípio do século XX e da habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Os participantes terão acesso a um extenso programa de percursos e visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis, acompanhados por voluntários informados (visitas orientadas) ou mesmo pelosautores dos projetos, em visitas comentadas.

A segunda edição aposta num aumento de visitas comentadas contando com o envolvimento de 62 especialistas entre os quais os autores dos projetos de arquitetura. Para facilitar a fluidez das entradas, a grande maioria dos espaços não requer reserva prévia, nem reserva antecipada. A entrada é feita por ordem de chegada permitindo assim dar acesso a um maior número de pessoas possíveis, o que reforça o carácter inclusivo do evento.

Criado em 1992 por Victoria Thornton, o Open House nasceu em Londres e´desde então estendeu-se a todo o mundo abrangendo 31 países, desde grandes metrópoles como Nova Iorque e Roma até a algumas das cidades mais cool comoBarcelona e Buenos Aires. Este ano o Open House estreou-se em Lagos (Nigéria) e Milão (Itália). Integrado no Open House Worldwide, Portugal é um dos poucos países com duas cidades Open House (Porto e Lisboa) e o único a agregar três cidades.

Organizado pela Casa da Arquitectura e pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Open House Porto conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto e com a colaboração das Câmaras Municipais de Gaia e de Matosinhos.

 

CONCEITO

O Open House é uma iniciativa anual que, num fim de semana, oferece acesso privilegiado a espaços de relevo, dando a oportunidade a todos de experienciar as valências do património arquitetónico e urbanístico de excelência. Inteiramente gratuito, o evento convida o grande público a criar o seu itinerário pela cidade de acordo com os seus interesses, dispondo ainda de visitas comentadas por especialistas e/ou autores dos projetos. O visitante é convidado a explorar espaços de diferentes tipologias, entre os quais casas privadas, mosteiros,
teatros, bairros históricos e infraestruturas.

Os participantes podem optar por três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. Apesar de alguns locais pelas suas características, exigirem pré-marcação, a maioria dos espaços não exige reserva antecipada pelo que as visitas são por ordem de chegada.

A cada edição é proposto um roteiro diferente que combina alguns locais~emblemáticos que se mantém e espaços nunca antes abertos ao público. Em 2012, foi lançado o Open House em Lisboa pela Trienal de Arquitectura de Lisboa e em 2015 o Open House Porto, beneficiando desde logo de uma forte adesão. Na primeira edição, em 2015, o evento registou 10.870 visitas nos 42 espaços que abriram as portas superando todas as expectativas.

EXPERIÊNCIA OPEN HOUSE

“Visitar uma cidade que se pensa conhecer (ou desconhecer), entrar nela deum modo inesperado ou simplesmente entrar por uma porta aberta é o modo Open House. Serão dois dias especiais para estudiosos, turistas, técnicos,amantes de cidades, voyeurs, futuros políticos.”

O roteiro propõe uma cuidadosa seleção de espaços, do monumento contemporâneo à estrutura técnica experimental, passando pelos espaços
de novas religiões, pela arquitetura eclética e modernista, pelo interior de instituições, pela habitação coletiva e social e pelo património reabilitado.

Com um aumento de cerca de 20% do número de espaços, o Open House Porto reúne uma equipa de 160 voluntários composta não apenas por estudantes de arquitetura, património e engenharia como também de outras áreas formativas (história, design, turismo, professores, etc)

 

NOVIDADES DA 2ª EDIÇÃO | PROGRAMA PLUS

O Open House Porto 2016 lança o programa Plus que consiste num conjunto de ações paralelas que decorrem em alguns dos espaços do roteiro. Envolvendo outros agentes culturais, o programa Plus oferece:

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS
Esta ação é realizada em parceria com a ArkiPlay e destina-se a crianças e famílias. O Guia integra um passaporte com pistas que ajudam a descobrir particularidades de 3 dos espaços do roteiro: Câmara Municipal do Porto, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e Farol de Leça.

VISITAS SENSORIAIS
O Open House Porto em conjunto com várias entidades parceiras implementará este ano um projeto ainda restrito e experimental de visitas sensoriais inclusivas. Será o início de um programa que se irá alargar e consolidar na próxima edição.

Para esta edição teremos 2 ações:

1 – Visitas:
• Palácio do Bolhão, sábado, pelas 14h00, visita para cegos com a colaboração da ACAPO;
• Mosteiro Serra do Pilar, domingo, 10h30, visita com tradução para língua gestual com a colaboração da HANDS TO DISCOVER.

2 – Estudo de Públicos:
Em parceria com a Provedoria dos Cidadãos com Deficiência da C.M.Porto e com Associação DESIGN INCLUDES YOU será realizada uma auscultação e avaliação da experiência do visitante Open House Porto. Este estudo permitirá, na próxima edição do evento, o
desenho de experiências inclusivas que respondam às expetativas de maior número de visitantes.

AÇÃO DE DESENHO
Um grupo de alunos da FAUP (Faculdade de Arquitectura da Univ. do Porto) levará o desenho até ao público fazendo breves registos em alguns dos espaços do roteiro. De que forma poderá o desenho e seu autor interagir com o público? Será uma surpresa…

 

ROTEIRO, MAPA E HORÁRIOS

Para consulta ou download do MAPA ESPAÇOS com horários e forma acesso às visitas, clique AQUI

Para visualizar o Spot Vídeo 2016, clique AQUI

Para mais informações consulte: www.openhouseporto.com 

Atualizações permanentes em:
Facebook | https://www.facebook.com/casadaarquitectura.pt/
Instagram | https://www.instagram.com/casadaarquitectura/