Mais Eventos

OPEN HOUSE PORTO REGRESSA A 4 E 5 DE JULHO E VAI INCLUIR A CIDADE DA MAIA

Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

 

Depois do enorme sucesso da última edição, a mais visitada de sempre, que mobilizou 37 578 visitas aos 70 espaços que abriram portas gratuitamente em Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o 6º Open House Porto (OHP) já tem data marcada e traz como grande novidade a integração do município da Maia.

 

Nos dias 4 e 5 de julho, um conjunto de 75 espaços vai abrir as suas portas gratuitamente, mostrando a excelência do património arquitetónico das quatro cidades.

 

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, com a parceria estratégica das Câmaras Municipais da Maia, Matosinhos (CMM), Porto (CMP) e Vila Nova de Gaia (CMVNG), o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano.

 

O Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, congratula-se com a estreia da Maia, “onde existe muito boa arquitetura” e que é contínua ao demais território. O presidente da autarquia, António Silva Tiago, refere: “Estamos entusiasmados por, pela primeira vez, a Maia integrar o Open House Porto. Houve o interesse mútuo do Município e da Casa da Arquitectura e desta conjugação de vontades surgiu a oportunidade. Agora fica a curiosidade de saber quais os edifícios que serão escolhidos pelos curadores, na certeza de que um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto.”

 

Para Nuno Sampaio “esta edição do Open House Porto reflete o crescimento exponencial do interesse do evento, alargando-se a uma nova cidade, expandindo o número de espaços disponíveis para visitas e abrangendo novas experiências de contacto com a arquitetura”.

//

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

Procuramos pessoas a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e V. N. Gaia com vontade de comunicar em público e dar a conhecer a melhor arquitetura destas quatro cidades.

Contamos com a disponibilidade para oferecer pelo menos quatro ou mais horas durante o fim de semana. Em contrapartida, oferecemos uma experiência marcada pelo convívio, a descoberta, o trabalho em equipa e a amizade.

 

O formulário para a candidatura está disponível na página oficial do evento em Open House Porto ou diretamente AQUI.

 

O Open House Porto encontra-se atualmente à procura de novos parceiros e apoios para aquele que é um dos mais populares eventos de arquitetura do mundo.

//

SOBRE O OPEN HOUSE

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 40 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

//

COMO FUNCIONA O OPEN HOUSE PORTO

O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim de semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação. O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas. Em cada espaço serão entregues o guia e o mapa do Open House Porto.