Paulo Mendes da Rocha entrega o projeto do novo Museu Nacional dos Coches à CASA DA ARQUITECTURA _20 MAIO, 17H30, LISBOA

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker de 2006, vai entregar à CASA DA ARQUITECTURA o projeto do novo Museu Nacional dos Coches, que este mês será inaugurado em Lisboa.

O contrato de entrega será assinado no próximo dia 20, pelas 17.30h, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, pelo arquiteto e pelo presidente da CASA DA ARQUITECTURA, Guilherme Pinto.

A entrega de Paulo Mendes da Rocha inclui desenhos, esquissos e maquetas, quer dos edifícios em Belém, quer do respetivo projeto expositivo. Nesta entrega está incluída a primeira maqueta de papel que esteve na origem da encomenda do projeto ao arquiteto brasileiro.

A CASA DA ARQUITECTURA terá o encargo de guardar, tratar, divulgar e promover, nacional e internacionalmente o projeto, disponibilizando a documentação para estudo dos investigadores interessados.

Segundo o arquiteto Nuno Sampaio, o Diretor Executivo da Casa da Arquitectura, “O projeto do Museus dos Coches poderá ser um caso exemplar na forma como se regista a história da arquitetura pública em Portugal. Por ser um projeto recente e, se à entrega do projeto somarmos um conjunto de outros contributos de diversos intervenientes envolvidos, desde a fase da encomenda à conclusão da obra, teremos uma mostra muito nítida do complexo processo de edificação pública em Portugal” .

Tendo já garantida a presença de projetos de Álvaro Siza Vieira e de Eduardo Souto de Moura, a Casa da Arquitectura passa, assim, a ser responsável por importantes elementos documentais dos três arquitetos de língua portuguesa que venceram o Prémio Pritzker, informalmente considerado o prémio Nobel da arquitetura.

Ainda, segundo Nuno Sampaio “este é um momento feliz para a Casa da Arquitectura que fica com o registo de um momento histórico da arquitetura contemporânea em Portugal. O Novo Museu dos Coches assinala positivamente relação entre Portugal e Brasil consumado na parceria de profissionais de ambos os países para a realização do projeto”.

Após assinatura do contrato de entrega terá lugar a atribuição ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha do título de Membro Honorário do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

 

PROGRAMA

17h30
Abertura de Cerimónia pelo
Arq. Nuno Sampaio – Diretor Executivo da Casa da Arquitectura

Assinatura do Contrato de Entrega pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha
em representação do consórcio de projeto à Casa da Arquitectura.

Breves Intervenções:
Arq. Paulo Mendes da Rocha – autor de projeto;
Dr. Guilherme Pinto – Presidente da Casa de Arquitectura;

Atribuição ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha do título de Membro Honorário do CIALP
pelo seu Presidente Arq. João Belo Rodeia

18h30
Fecho de Cerimónia pelo
Arq. João Santa-Rita – Presidente da Ordem dos Arquitectos

 

Recortes de imprensa:

Público, 7 maio 2015
PORTO 24, 7 maio 2015