PORTO, DOIS PRÉMIOS PRITZKER: ÁLVARO SIZA E EDUARDO SOUTO MOURA_MATOSINHOS, 01 A 11 ABRIL

 

A CASA DA ARQUITECTURA e a Câmara Municipal de Matosinhos apresentam de 01 a 11 de abril na Galeria da Biblioteca Florbela Espanca a exposição “Porto, dois Prémios Pritzker: Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura”.

Durante o mês de março esteve patente no Aeroporto do Porto (Área Restrita de Partidas) onde foi alvo de interesse e recetividade por parte daqueles que aguardavam o seu momento de embarque.

Esta pequena mostra de arquitetura é o resultado do desafio lançado pelo programa “Ver, Ouvir e Degustar” da Ana Aeroportos. Apresenta conteúdos simples e acessíveis a todo o tipo de público.

Álvaro Siza (Pritzker 1992) e Eduardo Souto Moura (Pritzker 2011) foram convidados a selecionar um projeto de arquitetura construído na Região Porto, uma peça de mobiliário e um objeto de design.

 

Álvaro Siza escolheu duas peças com forte ligação a Matosinhos: o projeto Piscina das Marés (representado por uma maqueta de grandes dimensões) e o candeeiro Boa Nova II (peça desenhada para o projeto Casa de Chá da Boa Nova). Dois projetos emblemáticos para quem estuda a obra de Álvaro Siza, dois Monumentos Nacionais, dois moradores da marginal de Leça da Palmeira.

Eduardo Souto Moura escolheu o projeto da Torre do Burgo na Av. da Boavista, Porto, mas tem também obra reconhecida em Matosinhos: a Marginal de Matosinhos ou as Casas Pátio.

Fortes motivos para que Matosinhos acolha esta mostra e seja ponto de partida para visita aos projetos expostos.

O Porto, os Pritzker portugueses e a Escola do Porto serão o mote para melhor conhecer a Região do Porto. Será o convite para uma pesquisa alargada sobre a arquitetura portuguesa e os seus arquitetos. Uma tomada de consciência sobre o projeto CASA DA ARQUITECTURA.

 

Horários de abertura ao público:

GALERIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA
Matosinhos (junto à Câmara Municipal)

01 a 11 de abril 2014

ENTRADA LIVRE

segunda a sexta: 9h30 às 19h00
sábados: 10h00 às 13h00

 

Mais informações sobre esta mostra em: http://www.casadaarquitectura.pt/atividades/

CLOSE
CLOSE