PRÉMIO TÁVORA: CONFERÊNCIA DIA 2 DE OUTUBRO

Eliana Sousa Santos, vencedora da 12ª edição do Prémio Fernando Távora, apresenta, no próximo dia 2 de Outubro, às 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a conferência “América Deserta: Paisagem, Arte e Arquitectura do Sudoeste Americano”. A sessão assinala também o lançamento da 13ª edição do Prémio, sendo divulgados os elementos do júri e o Regulamento. A Casa da Arquitectura, parceira do Prémio Távora, vai nomear um elemento para o júri.

 

Nesta apresentação Eliana Sousa Santos dará a conhecer a viagem de investigação que realizou pelo deserto norte-americano, desde Bonneville Salt Flats (Utah), passando pelo Arizona e terminando em White Sands (Novo México). Com esta viagem, a arquiteta pretendeu explorar a essência das artes chãs nas suas diversas vertentes: económica, ética e estética.

 

O Prémio Fernando Távora foi criado em 2005 pela OASRN, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura (CA), contando com o patrocínio da Ageas Seguros.

 

“Em homenagem ao arquiteto Fernando Távora, em memória da sua figura que influenciou gerações sucessivas de arquitetos, pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo, a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) decidiu promover um prémio anual, de uma bolsa de viagem destinado a todos os arquitetos inscritos na OA, para a melhor proposta de viagem de investigação, a selecionar por um júri nomeado todos os anos para o efeito”, lê-se no site da OASRN.

 

“Desde estudante e durante toda a sua vida, Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitetura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a desde 1958 até 2000 como conteúdo e método da sua atividade pedagógica. As suas aulas e a sua prática projetual consolidaram, em sucessivas gerações, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da história e da cultura são indispensáveis para a produção da arquitetura contemporânea”, refere.

 

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.

Mais aqui

CLOSE
CLOSE