PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA A CASA DA ARQUITECTURA NA SEXTA-FEIRA, DIA 7, ÀS 16H00

A convite do presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitará pela primeira vez a Casa da Arquitectura (CA), que em novembro último abriu portas como Centro Português de Arquitectura. Para além de Nuno Sampaio, diretor executivo da CA, marcarão também presença a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo.

 

O Presidente da República visita a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, na próxima sexta-feira, dia 7, às 16h00.

 

Nesta deslocação, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa vai conhecer a Coleção Brasil / Infinito Vão, valiosíssimo património recém chegado a Portugal que fará parte do acervo permanente da instituição. O Presidente da República visitará ainda o arquivo e centro de tratamento documental da CA, que já conta com projetos de Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Álvaro Siza, Pedro Ramalho e João Álvaro Rocha, entre outros.

A Coleção Brasil, que engloba 90 anos de arquitetura brasileira, é constituída por 103 projetos e mais de 50 mil elementos, onde se destacam desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetas e até cerâmicas, entre outros.

Esta coleção irá ser apresentada ao público através de uma grande exposição, a mais representativa feita até à data sobre arquitetura brasileira, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik,  que é inaugurada a 28, 29 e 30 de setembro na Casa da Arquitectura e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A mostra será acompanhada por uma extensa programação paralela, com cocuradoria de Nuno Sampaio, a decorrer até abril de 2019 em Portugal e no Brasil.

A visita termina com uma passagem pelas exposições atualmente patentes na Casa da Arquitectura, respetivamente, “Os universalistas – 50 anos de arquitectura portuguesa” e “Still Cabanon”.