SERVIÇO EDUCATIVO: ESPAÇO CALEIDOSCÓPIO ABERTO A TODOS

Entrada livre nos dias 18 e 19 de novembro

Nos dias da abertura da Casa, o Serviço Educativo desdobra-se em atividades  desenvolvendo um programa intensivo de visitas orientadas à Casa da Arquitectura, Arquivo e Exposições, com convidados e monitores do serviço educativo, bem como várias estações lúdico-pedagógicas para famílias e crianças, no Espaço Caleidoscópio e envolvendo realidade virtual em parceria com a DFL – Digital Fabrication Lab da Faculdade Arquitectura Universidade do Porto (FAUP).

 

Entre as 10h e as 18h de Sábado e Domingo, oferecemos um animado programa de oficinas, jogos e leituras encenadas, para famílias e crianças.

 

Os nossos visitantes vão poder imaginar e construir Cidades fora da caixa, ouvir e participar em leituras encenadas sobre o Caminho entre as casas, testar os limites do espaço com Realidade virtual e jogar um Jogo da glória da arquitectura gigante. Este jogo é composto por três tabuleiros, um círculo, um pentágono e um quadrado. Vai oferecer muitas reviravoltas inesperadas aos seus participantes, que em simultâneo vão poder aprender sobre arquitetura.

 

Neste fim de semana vão ter lugar um conjunto de visitas orientadas aos espaços e às exposições patentes, algumas das quais conduzidas pelos respetivos comissários, outras por personalidades convidadas, como os arquitectos Inês Moreira e Guilherme Machado Vaz (autor do projeto de recuperação da Real Vinícola), ou o historiador Joel Cleto, as restantes serão conduzidas pelos monitores do Serviço Educativo.

 

Querendo continuar a criar condições para que todos – surdos, cegos, pessoas com mobilidade reduzida, etc – possam beneficiar dos nossos programas, as duas visitas à Real Vinícola, sábado às 11h e domingo às 15h, orientadas pelo arquiteto Guilherme Machado Vaz, serão adequadas para cegos e surdos (com intérprete de língua gestual), respetivamente.

A participação em todas as atividades é gratuita.

Para participar nas visitas deverá fazer o levantamento de uma senha de participação na Bilheteira da Casa 30 minutos antes.

Estamos à sua espera! São todos bem-vindos.