Mais Eventos

SIKA HOMENAGEIA SOUTO DE MOURA NA CASA DA ARQUITECTURA

Entrada livre.

A Sika vai homenagear o arquiteto Eduardo Souto de Moura patrocinando em exclusivo a 2ª edição do livro “Souto de Moura, 1980-2015”, redigido originalmente apenas em inglês e alemão.
Nesse sentido, vai decorrer no próximo dia 30 de novembro, às 18h30, na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura um encontro intitulado “À Conversa com Eduardo Souto de Moura sobre uma exposição monográfica, 1980-2015“, em parceria com a Casa da Arquitectura, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e apoio à divulgação da FAUP. A entrada é livre.

 

A conversa será moderada pelo arquiteto Nuno Graça Moura, ex-colaborador do arquiteto portuense e promotor da versão original do livro, com a participação do Professor Carlos Machado e do fotógrafo Luís Ferreira Alves.

 

No prefácio do livro, Nuno Graça Moura escreveu que “a presente publicação acompanha a realização de uma exposição antológica dedicada à obra do arquitecto português Eduardo Souto de Moura, patente na Stiftung Insel Hombroich, em Neuss, Alemanha.

 

Trata-se de uma selecção de trabalhos realizados entre 1980 e 2015. Uma selecção é, por natureza, sempre parcial e incompleta. Embora se dê maior enfoque a trabalhos recentes, incluíram-se propositadamente algumas das suas primeiras obras, não apenas pela sua qualidade, mas, sobretudo, pelo seu papel fundamental na compreensão da obra de Souto de Moura como um todo.
Muitas foram e são as interpretações pela fotografia da arquitectura de Souto de Moura. Por sua expressa vontade, seleccionou-se apenas a visão de Luís Ferreira Alves, fotógrafo e amigo pessoal a quem, desde sempre, confiou o registo fotográfico da sua obra. São excepções alguns elementos de trabalho do arquivo do atelier, bem como as fotos que integram o texto de Carlos Machado, realizadas pelo próprio. Os desenhos seleccionados, muitos deles inéditos, são apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo do atelier, sem manipulação ou qualquer omissão. Exceptuam-se, nos projectos mais recentes, pequenos aspectos próprios do desenho digital.

 

Fica claro que este catálogo tem um propósito eminentemente documental, logo aberto às mais diversas análises, interpretações e especulações.
As obras de Souto de Moura crescem com o tempo, como é privilégio das criações maiores, e continuamente desvendam pistas para a compreensão da obra na sua globalidade. Também por isso, nunca é de mais voltar a centrar o olhar nas criações de outras décadas, lado a lado com as mais recentes. Numa época em que, como noutras, uma parte da arquitectura parece ter perdido algo do seu sentido essencial, acreditamos que esta mostra ajuda a sublinhar a relevância maior da obra excepcional de Souto de Moura”.

 

No final do evento, a Sika sorteará 10 livros pelo público presente. O evento terminará com um Porto de Honra no Espaço Multiusos – Pavilhão Central – do Quarteirão da Real Vinícola.

 

A Sika não poderá vender qualquer exemplar do referido livro uma vez que os direitos de edição pertencem à Ordem dos Arquitetos alemã.

 

Mais aqui