21ª edição do Prémio Fernando Távora 2025 — Candidaturas abertas até 11 de agosto

Organizado desde 2005 pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), o Prémio presta homenagem ao arquiteto Fernando Távora, cuja obra e pensamento marcaram profundamente a arquitetura portuguesa. Em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Casa da Arquitectura e a Fundação Marques da Silva, e com o patrocínio da Ageas Seguros, esta distinção tem como objetivo valorizar o papel da viagem como ferramenta de conhecimento e enriquecimento cultural do arquiteto.

Aberto a todos os membros efetivos e honorários (singulares) da Ordem dos Arquitectos, com inscrição válida e no pleno exercício dos seus direitos, o Prémio visa promover o contacto direto com outras realidades e culturas, valorizando a experiência da viagem como parte integrante da prática arquitetónica.

Em memória do arquiteto Fernando Távora, que influenciou várias gerações de arquitetos pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo, a OASRN promove um prémio anual de uma bolsa de viagem destinada a qualquer arquiteto inscrito na Ordem dos Arquitectos – membros efetivos, singulares, com a inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos, ou membros honorários, singulares.

Desde estudante e durante toda a sua vida, Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitetura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a, desde 1958 até 2000, como conteúdo e método da sua atividade pedagógica. As suas aulas e a sua prática projetual consolidaram, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da História e da Cultura são indispensáveis para a produção da Arquitetura Contemporânea. O Prémio Fernando Távora objetiva valorizar a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquiteto.

A seleção da melhor proposta de viagem de investigação é da responsabilidade de um júri selecionado a cada ano. Na presente edição, contaremos com a seguinte composição de júri: o arqueólogo, historiador e comunicador Joel Cleto; a arquiteta Andrea Soutinho (indicada pela Fundação Marques da Silva), o arquiteto Miguel Judas (indicado pela Casa da Arquitectura) e o arquiteto Michele Cannatà (em representação da OASRN) e, também, João Moura Martins (designado pela família do Arquiteto Fernando Távora).

Mais informações na página da Ordem dos Arquitectos.
  • 21ª edição do Prémio Fernando Távora 2025 — Candidaturas abertas até 11 de agosto

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por