21ª edição do Prémio Fernando Távora 2025 — Candidaturas abertas até 11 de agosto

Organizado desde 2005 pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), o Prémio presta homenagem ao arquiteto Fernando Távora, cuja obra e pensamento marcaram profundamente a arquitetura portuguesa. Em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Casa da Arquitectura e a Fundação Marques da Silva, e com o patrocínio da Ageas Seguros, esta distinção tem como objetivo valorizar o papel da viagem como ferramenta de conhecimento e enriquecimento cultural do arquiteto.

Aberto a todos os membros efetivos e honorários (singulares) da Ordem dos Arquitectos, com inscrição válida e no pleno exercício dos seus direitos, o Prémio visa promover o contacto direto com outras realidades e culturas, valorizando a experiência da viagem como parte integrante da prática arquitetónica.

Em memória do arquiteto Fernando Távora, que influenciou várias gerações de arquitetos pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo, a OASRN promove um prémio anual de uma bolsa de viagem destinada a qualquer arquiteto inscrito na Ordem dos Arquitectos – membros efetivos, singulares, com a inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos, ou membros honorários, singulares.

Desde estudante e durante toda a sua vida, Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitetura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a, desde 1958 até 2000, como conteúdo e método da sua atividade pedagógica. As suas aulas e a sua prática projetual consolidaram, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da História e da Cultura são indispensáveis para a produção da Arquitetura Contemporânea. O Prémio Fernando Távora objetiva valorizar a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquiteto.

A seleção da melhor proposta de viagem de investigação é da responsabilidade de um júri selecionado a cada ano. Na presente edição, contaremos com a seguinte composição de júri: o arqueólogo, historiador e comunicador Joel Cleto; a arquiteta Andrea Soutinho (indicada pela Fundação Marques da Silva), o arquiteto Miguel Judas (indicado pela Casa da Arquitectura) e o arquiteto Michele Cannatà (em representação da OASRN) e, também, João Moura Martins (designado pela família do Arquiteto Fernando Távora).

Mais informações na página da Ordem dos Arquitectos.
  • 21ª edição do Prémio Fernando Távora 2025 — Candidaturas abertas até 11 de agosto

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por