25 mil visitas no Open House Porto 2022

No seu regresso ao formato pré-pandemia, a sétima edição do Open House Porto, que teve como curadores a arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto, somou para cima de 25 mil visitas durante os dois dias do passado fim de semana.
Dedicado ao tema da Casa, entendida como o “modo como cada um de nós se vincula ao lugar a que chama seu”, a 7ª edição ofereceu 74 espaços nas quatro cidades envolvidas – Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia –, 41 dos quais abriram as suas portas pela primeira vez neste Open House Porto.
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, congratula-se com a adesão ao OHP por parte do público, bem como com a organização que o evento implicou, quer ao nível da curadoria, quer dos mais de 300 voluntários e especialistas envolvidos.
A curadoria do OHP, que pela primeira vez integrou um não arquiteto, o historiador Joel Cleto, ficou marcada por uma seleção de espaços inusitados e que contaram outras histórias sobre as diferentes cidades.
A especificidade dos locais selecionados obrigou a algumas restrições de segurança e circulação de públicos, o que torna, na opinião de Nuno Sampaio, ainda mais notável o número de visitas registado.
“São números que muito nos orgulham, que revelam uma grande maturidade da organização e da curadoria e a afirmação da marca e formato Open House Porto, integralmente realizado pela Casa da Arquitectura com o envolvimento e apoio dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia”.
Os espaços mais visitados no município da Maia foram a Torre Lidador, com 822 visitantes, seguida do Parque Urbano de Moutidos (812) e a Quinta dos Cónegos com cerca de 500 visitantes.
Em Matosinhos, os locais mais procurados foram o Terminal de Cruzeiros e o Titan, equipamento que se estreou no OHP, com quase 2500 visitantes, seguido da Casa da Arquitectura, que recebeu para cima de 950 pessoas, e da Piscina das Marés de Álvaro Siza com mais de 520 visitantes.
No Porto, foi o edifício da Câmara Municipal o mais visitado, acolhendo cerca de 820 visitas, seguido do Centro Português de Fotografia (801) e do Laboratório Ferreira da Silva do MHNC-UP, com cerca de meio milhar de visitantes.
Em Vila Nova de Gaia, o Mosteiro da Serra do Pilar, com quase 2300 visitantes e a Torre Altice com 1627 visitantes, foram os dois espaços mais procurados, seguindo-se o Quartel da Serra do Pilar que se abriu à visita de 1549 pessoas ao longo do fim de semana.
O Open House Porto é, recorde-se, o único no mundo que engloba quatro municípios distintos.
  • © Ivo Tavares

  • © Ivo Tavares

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por