25 mil visitas no Open House Porto 2022

No seu regresso ao formato pré-pandemia, a sétima edição do Open House Porto, que teve como curadores a arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto, somou para cima de 25 mil visitas durante os dois dias do passado fim de semana.
Dedicado ao tema da Casa, entendida como o “modo como cada um de nós se vincula ao lugar a que chama seu”, a 7ª edição ofereceu 74 espaços nas quatro cidades envolvidas – Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia –, 41 dos quais abriram as suas portas pela primeira vez neste Open House Porto.
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, congratula-se com a adesão ao OHP por parte do público, bem como com a organização que o evento implicou, quer ao nível da curadoria, quer dos mais de 300 voluntários e especialistas envolvidos.
A curadoria do OHP, que pela primeira vez integrou um não arquiteto, o historiador Joel Cleto, ficou marcada por uma seleção de espaços inusitados e que contaram outras histórias sobre as diferentes cidades.
A especificidade dos locais selecionados obrigou a algumas restrições de segurança e circulação de públicos, o que torna, na opinião de Nuno Sampaio, ainda mais notável o número de visitas registado.
“São números que muito nos orgulham, que revelam uma grande maturidade da organização e da curadoria e a afirmação da marca e formato Open House Porto, integralmente realizado pela Casa da Arquitectura com o envolvimento e apoio dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia”.
Os espaços mais visitados no município da Maia foram a Torre Lidador, com 822 visitantes, seguida do Parque Urbano de Moutidos (812) e a Quinta dos Cónegos com cerca de 500 visitantes.
Em Matosinhos, os locais mais procurados foram o Terminal de Cruzeiros e o Titan, equipamento que se estreou no OHP, com quase 2500 visitantes, seguido da Casa da Arquitectura, que recebeu para cima de 950 pessoas, e da Piscina das Marés de Álvaro Siza com mais de 520 visitantes.
No Porto, foi o edifício da Câmara Municipal o mais visitado, acolhendo cerca de 820 visitas, seguido do Centro Português de Fotografia (801) e do Laboratório Ferreira da Silva do MHNC-UP, com cerca de meio milhar de visitantes.
Em Vila Nova de Gaia, o Mosteiro da Serra do Pilar, com quase 2300 visitantes e a Torre Altice com 1627 visitantes, foram os dois espaços mais procurados, seguindo-se o Quartel da Serra do Pilar que se abriu à visita de 1549 pessoas ao longo do fim de semana.
O Open House Porto é, recorde-se, o único no mundo que engloba quatro municípios distintos.
  • © Ivo Tavares

  • © Ivo Tavares

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>