7ª edição Open House Porto: regresso às origens

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa nos dias 2 e 3 de julho com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto. Durante o fim de semana, 74 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, 41 dos quais em estreia absoluta, voltam a abrir portas gratuitamente a todos os que queiram conhecê-los.
Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”. Segundo as palavras dos curadores, se alguns desses espaços desta 7ª edição “são equipamentos e infraestruturas de usufruto coletivo […], “outros são de acesso mais restrito”, incluindo-se também “espaços bastante concorridos no dia-a-dia. Mas não para visitas especiais como as que ocorrerão neste fim de semana”.
“Este Open House Porto relança o olhar, uma reflexão sobre a forma de habitarmos e a arquitetura como proteção, de um tempo agora pós-pandemia”, realça o diretor executivo da Casa da Arquitectura. Nesta 7ª edição, “falamos em habitar espaços íntimos mas também espaços coletivos, espaços contemporâneos e históricos, refletindo sobre a forma de habitar neste período pós-pandemia”, acrescenta Nuno Sampaio.
Nesta edição, voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores na companhia de especialistas e voluntários. O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus, um conjunto de atividades abertas a todos os públicos. Todas as visitas e atividades são de participação gratuita.
Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura, o Open House Porto conta com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Sobre o Open House 

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 50 cidades em todo o mundo.
O Open House é uma iniciativa anual, concentrada num único fim de semana, que tem por objetivo ultrapassar e desconstruir as barreiras existentes entre a arquitetura e o público não especializado na descoberta de espaços de relevo, dando a todos a oportunidade de explorar casas particulares, edifícios, infraestruturas e conjuntos urbanos que ilustram a singularidade da arquitetura local. O acesso e visita aos espaços do roteiro é totalmente gratuito.
O evento convida o grande público a criar o seu itinerário pela cidade de acordo com os seus interesses, dispondo ainda de visitas comentadas por especialistas e/ou autores dos projetos.
O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, também de participação gratuita.
O Open House Porto é o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.

Toda a informação em openhouseporto.com
  • © Gilson Fernandes - Casa da Arquitectura

  • © Gilson Fernandes - Casa da Arquitectura

  • © Gilson Fernandes - Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>