Casa vai organizar duas exposições de Paulo Mendes da Rocha em 2023

Estas mostras vão ocupar os dois espaços expositivos da instituição, a Nave Expositiva e a Galeria da Casa. A exposição maior, na Nave, vai ter a curadoria do arquiteto e historiador de arquitetura Jean-Louis Cohen e de Vanessa Grossman, arquiteta brasileira sediada em Roterdão, sendo o projeto expositivo da autoria de Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011.
Esta será uma grande exposição retrospetiva do trabalho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha a partir de uma leitura do acervo doado à Casa da Arquitectura – que engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 50 do século passado até aos nossos dias – e ficará patente até outubro de 2023.
Simultaneamente, na Galeria da Casa haverá uma exposição com curadoria da arquiteta brasileira Marta Moreira e do engenheiro português Rui Furtado, com projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon, equipa que em conjunto com Paulo Mendes da Rocha e Nuno Sampaio, realizou o projeto do Museu dos Coches de Lisboa.
Paralelamente a estas duas exposições vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha, que chegou à CA em setembro de 2020. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja realizado durante cinco meses em seis países distintos, designadamente, Portugal, Brasil, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Japão, transformando-se numa grande festa da arquitetura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha.
O Prémio Pritzker 2006, que foi primeiro sócio honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio último.
“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha”, realça o Diretor-executivo, Nuno Sampaio.
A organização é da Casa da Arquitectura, que está a estabelecer parcerias com diversas entidades de todo o mundo para a prossecução deste ambicioso plano de atividades.
  • Paulo Mendes da Rocha © Ivo Tavares

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por